Rui Car
13/05/2023 09h16 - Atualizado em 13/05/2023 09h21

Rede de Segurança Escolar foi tema de palestra em Salete

Orientação fez parte das ações permanentes desenvolvidas pela Polícia Militar para evitar desordens e crimes nas escolas

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Prefeitura de Salete

Foto: Divulgação / Prefeitura de Salete

Delta Ativa

Professores e outros profissionais que atuam na rede pública de ensino de Salete participaram de uma palestra para prevenir as práticas de terrorismo doméstico com múltiplas vítimas. A orientação fez parte das ações permanentes desenvolvidas pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) para evitar desordens e crimes nas escolas.

 

O Comandante da Polícia Militar de Salete, Sargento Luz, explanou sobre o programa Rede de Segurança Escolar. A técnica consiste em treinar os professores e funcionários para se defenderem de possíveis ações criminosas. O protocolo segue doutrina internacional e, no país, é consolidado pela lei antiterrorismo (13.260/2016). O conceito de defesa se baseia em três atitudes, fugir, correr ou lutar.

 

A secretária de educação do município de Salete, Joana Demori, destacou que o município vem investindo na segurança das unidades escolares, como a instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as salas de aula e áreas comuns e melhorias de infraestrutura, muros e portões.

 

O evento, na tarde de quarta-feira (10), reuniu cerca de 300 pessoas no Salão Paroquial. A PMSC entende que o monitoramento de potenciais agentes destes crimes, em parceria com os demais órgãos de Segurança Pública, do controle cibernético de informações que fomentem a prática de crimes bárbaros, precisam ser mantidos permanentemente por toda a sociedade.

 

Fonte: Alexandre Salvador / Prefeitura de Salete
Justen Celulares