Rui Car
31/08/2022 16h47 - Atualizado em 08/09/2022 11h19

Início de testes do sistema de esgoto torna mais próxima autorização para ligação à rede coletora em Rio do Sul

Companhia trabalha com a meta de autorizar em outubro ou novembro a ligação dos imóveis do Bairro Canta Galo

Assistência Familiar Alto Vale
Início de testes do sistema de esgoto torna mais próxima autorização para ligação à rede coletora em Rio do Sul Foto:Divulgação
Delta Ativa

A Casan inicia esta semana testes para colocar em operação a Estação de Tratamento de Esgotos de Rio do Sul. Com isso, a Companhia trabalha com a meta de autorizar em outubro ou novembro a ligação dos imóveis do Bairro Canta Galo à rede coletora que levará o esgoto para depuração.

 

Para preparar a cidade para essa ligação, que é uma responsabilidade dos moradores, nesta sexta-feira a Companhia promove mais um curso gratuito, capacitando encanadores, instaladores hidráulicos e outros profissionais a realizarem de forma adequada a conexão do imóvel ao sistema de esgoto. Assim os moradores terão mais opções para avaliar o que precisa ser feito e para buscar orçamentos”, informa a presidente da Casan, Roberta Maas, que esta semana visita Rio do Sul para acompanhar a finalização das obras desta primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Rio do Sul.

 

A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Rio do Sul será capaz de tratar cerca de 135 litros de esgoto por segundo e atender, ao final de toda implantação do sistema, mais de 12,6 mil ligações domiciliares, aproximadamente 50% da população da cidade. No Canta Galo serão beneficiados com a infraestrutura de saneamento aproximadamente 3 mil moradores.

 

SOBRE A LIGAÇÃO AO SISTEMA

 

Com a proximidade de conexão dos imóveis ao sistema, a Casan está reforçando o diálogo com os moradores. As informações são levadas de casa em casa, por meio do Projeto Socioambiental que acompanha as obras.

 

A orientação é de que os proprietários busquem o auxílio de um encanador, pedreiro ou instalador hidráulico para verificar as conexões internas de esgoto e a melhor forma de ligar à rede coletora da Casan. Uma lista de profissionais já capacitados pode ser acessada neste link., onde logo estarão também novos contatos.

 

FIQUE ATENTO:

 

COMO FAZER A LIGAÇÃO

 

– Verifique onde estão as tubulações de esgotos dentro de seu terreno, até a fossa, filtro e sumidouro.

 

– Use tubo PVC para execução do Ramal Interno até o alinhamento predial.

 

– Somente com autorização da Casan desvie a tubulação da fossa/sumidouro para a Caixa de Inspeção (CI) que fica instalada na calçada;

 

– A partir dessa ligação é recomendável desativar e enterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. Veja orientações aqui.

 

Esse conjunto de orientações podem ser acompanhado no site www.casan.com.br, no link “Ligação de Esgoto”

 

ÁGUA DA CHUVA NÃO É ESGOTO

 

Água da chuva não é esgoto e não pode ser direcionado para a rede coletora, pois pode provocar diversos problemas, como extravasamentos nas ruas. Essa água deve ser encaminhada à rede de drenagem.

 

CAIXA DE GORDURA DEVE SER MANTIDA

 

Antes de ser direcionado para a rede coletora, o esgoto de pias de cozinha e churrasqueiras deve passar por uma caixa de gordura, que retém esse resíduo para evitar o entupimento das tubulações.

 

 

 

 

 

Fonte: Casan


 

Justen Celulares