Rui Car
17/11/2021 16h06

Saiba quem era o ciclista que morreu na Serra do Rio do Rastro

Apesar de apresentar dificuldade para movimentar um dos braços, ele superava colegas de pedal em trajetos pesados

Assistência Familiar Alto Vale
Ciclista que morreu ao subir a Serra do Rio Rastro era empresário em Goiás (Foto: Divulgação)

Ciclista que morreu ao subir a Serra do Rio Rastro era empresário em Goiás (Foto: Divulgação)

Delta Ativa

O ciclista que morreu neo último domingo (14), enquanto pedalava na subida da Serra do Rio do Rastro, era o empresário Valdemir Vieira da Silva, de 56 anos. Natural da cidade de Formosa, em Goiás, ele estava a passeio, pela segunda vez, em Santa Catarina com os amigos.

 

Apesar da dificuldade para movimentar um dos braços, já havia subido a Serra do Faxinal, a do Corvo Branco e tinha a intenção de completar o trajeto pedalando na Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, mas durante o percurso teve uma parada cardiorrespiratória e morreu no local.

 

O amigo e parceiro de aventuras, Jorge Henrique Martins, presenciou a fatalidade e, agora, enfrenta a dor da perda. “Está sendo um choque muito grande, ainda estou sem chão, porque, além da nossa amizade, considerávamos como se fôssemos irmãos”, comenta o empresário.

 

No dia, enquanto aguardava o atendimento médico, que vinha de aeronave por conta da altitude do local, Martins tentou salvar a vida do amigo. “Fiquei juntamente com outros colegas revezando a massagem cardíaca até os paramédicos chegarem”, conta.

 

Local do acidente, na Serra do Rio do Rastro – Foto: SAER/Divulgação/ND

Local do acidente, na Serra do Rio do Rastro (Foto: SAER / Divulgação)

Porém, o empresário não resistiu e morreu no local. Seu velório aconteceu nessa terça-feira (16), em Formosa, Goiás. “Comoveu boa parte da cidade. Ele era muito conhecido e querido aqui por todos”, diz o amigo. Na internet, diversas mensagens de carinho também foram deixadas.

 

Saudade

 

Admirado e referência para muitos, o empresário Valdemir deixou uma história de superação. “Ele tinha uma característica muito marcante. Na juventude, por causa de um acidente de moto, perdeu o movimento de um dos braços. Esse braço ficava sempre apoiado em uma tipoia. Então, fazia todos os pedais com apenas uma mão sobre o guidão, subidas pesadas, trilhas de terra, tudo com uma mão apenas. Muitas pessoas do pedal o admirava, pois ele superava por vezes quem tinha as duas mãos nesses percursos”, conta Martins.

Fonte: ND+
Justen Celulares