Rui Car
13/09/2023 11h12

Salete figura ranking entre as cidades mais bem administradas do  Brasil

Salete foi a 6ª cidade de SC e a 23ª  mais bem avaliada do País

Assistência Familiar Alto Vale
Morro do Santuário em Salete (Foto: Divulgação / Prefeitura de Salete)

Morro do Santuário em Salete (Foto: Divulgação / Prefeitura de Salete)

Delta Ativa

O município de Salete ficou com a sexta colocação no estado de SC e com o 23º lugar nacional no Índice de Governança Municipal 2023 (IGM-CFA) do Conselho Federal de Administração. A avaliação foi feita em todos os 5.570 municípios pesquisados e leva em conta três dimensões da Governança Pública: finanças, gestão e desempenho.  No ranking nacional,  Salete  ficou na frente de todas as capitais dos estados e de importantes cidades do Brasil. Entre os 295 municípios de Santa Catarina, Salete só ficou atrás de Chapecó, Canoinhas, Indaial, Timbó e Rio Negrinho.

 

A prefeita Solange Schlichting (Chica), comemorou a colocação do município. “Recebemos com muita alegria o índice da administração pública do nosso município, mais uma vez apontando bons resultados da nossa gestão. Vamos continuar essa luta buscando cada dia mais fazer com que os serviços públicos sejam serviços de qualidade e melhor para a população, o índice de governança trás isso, a boa aplicação no recurso público, a transparência e o profissionalismo na administração pública municipal,” destacou.

 

O Índice de Governança Municipal foi elaborado a partir de dados secundários de 570 indicadores avaliando várias áreas da administração. São avaliados índices como saúde, educação, gestão fiscal, transparência, saneamento, meio ambiente, vulnerabilidade social, segurança pública, recursos humanos, planejamento, investimentos, equilíbrio previdenciário e outras. 

 

A avaliação mede desde o  nível de cumprimento dos municípios com relação às leis referentes à transparência quanto ao grau de investimento do governo municipal na saúde e educação. O IGM-CFA também mede a capacidade de investir do município, a evasão escolar, o aprendizado dos alunos da rede municipal e a cobertura da população atendida pela Atenção Básica.

 

Desde 2017, Salete vem se destacando na gestão e subindo posições no ranking nacional com média final do município de 7,94. O IGM se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para medir a performance municipal, por ter uma visão mais ampliada sobre as dimensões da gestão pública fiscal e desempenho e atualizado anualmente.

 

Fonte dos dados da avaliação: 

 

https://igm.cfa.org.br/bi/

 

https://igm.cfa.org.br/wp-content/uploads/2023/08/Tabela-Gestao-IGM-2023.pdf

 

https://igm.cfa.org.br/wp-content/uploads/2023/08/Tabela-Desempenho-IGM-2023.pdf

 

https://igm.cfa.org.br/wp-content/uploads/2023/08/Tabela-Financas-IGM-2023.pdf

 

Fonte: Alexandre Salvador / Prefeitura de Salete
Justen Celulares