Rui Car
10/03/2023 15h12

Salete promove curso de boas práticas de manipulação de alimentos

Ação foi realizada através das Secretarias de Agricultura e Saúde, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: Divulgação / Prefeitura de Salete

Fotos: Divulgação / Prefeitura de Salete

Delta Ativa

A manipulação de alimentos é uma atividade que exige cuidados especiais para garantir a segurança alimentar e prevenção de doenças. Por isso, é fundamental que os profissionais envolvidos no processo de produção, armazenamento e venda de alimentos sigam as boas práticas de manipulação.

 

A Prefeitura de Salete, através das Secretarias de Agricultura e Saúde, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveram entre os dias 6 e 9 de março, um curso com o objetivo de  capacitar os profissionais para que possam aplicar os procedimentos corretos e garantir a segurança alimentar dos consumidores.

 

Pode ser uma imagem de 8 pessoas, pessoas em pé, comida e área interna

 

Normas regulamentares, como a RDC 216/2014, obrigam profissionais e pessoas que manipulam alimentos a seguirem uma série de procedimentos para assegurar a higiene e a qualidade dos produtos oferecidos ao público. Essas práticas são importantes para evitar a contaminação dos alimentos por bactérias, vírus ou outros agentes prejudiciais à saúde humana.

 

Para a nutricionista e instrutora do Senar, Larissa Pogorzelski da Cunha, além de obrigatória, a adoção das boas práticas de manipulação é uma ação que beneficia não apenas os consumidores, mas também as empresas e os próprios profissionais envolvidos no processo.

 

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, pessoas em pé, comida e área interna

 

Entre as principais práticas, estão o uso de equipamentos de proteção individual, como luvas e toucas, a limpeza e desinfecção de utensílios, a higienização das mãos e a conservação adequada dos alimentos. Além disso, é importante seguir as normas sanitárias estabelecidas pelos órgãos competentes, como a Vigilância Sanitária. 

 

Fonte: Alexandre Salvador / Prefeitura de Salete
Justen Celulares