Rui Car
14/01/2023 08h37

Santa Catarina foi atingida por tornado, afirma meteorologista

Defesa Civil está verificando se o fenômeno nuvem funil se transformou um tornado.

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Agnaldo / Rádio Estação Coral / Reprodução

Foto: Agnaldo / Rádio Estação Coral / Reprodução

Delta Ativa

O município de Sangão, no Litoral Sul catarinense, foi atingido por um tornado de categoria F1, na tarde desta sexta-feira (13), por volta das 16h45, conforme informação do meteorologista Piter Scheuer.

 

Na imagem só aparece a nuvem funil, não aparece ela tocando o solo, mas tem alguns relatos de moradores de Sangão e proximidades que afirmam que a nuvem tocou o solo e causou transtornos”, diz o especialista. Piter destaca que ainda é preciso outras verificações técnicas, entretanto, tudo indica que o tornado registrado pode ser de categoria F1, com ventos de até 180 km/h, uma forma mais fraca do fenômeno.

 

Defesa Civil verifica o caso

 

A assessoria de comunicação do Estado de Santa Catarina informou que até o momento, não há confirmação de que seja um tornado. O órgão está verificando “possível ocorrência de tornado no Litoral Sul”.

 

O radar meteorológico de Lontras registrou um núcleo de tempestade com forte intensidade. A precipitação chegou as 120 mm por hora, sobre Sangão e Jaguaruna, conforme o órgão.

 

Este tipo de sistema também pode ser caracterizado como uma supercélula, que possui potencial para provocar chuva intensa, rajadas de vento, queda de granizo e, por vezes, tornado”, explica a Defesa Civil em nota meteorológica.

Tempestade causou estragos

 

A Defesa Civil informou que foram registradas quedas de árvores e postes, alagamentos, residências e empresas destelhadas e com coberturas afetadas.

 

As estações meteorológicas na região marcaram raiadas de vento na casa dos 70 km/h, entretanto, a intensidade do vento pode ter sido ainda maior de forma localizada. A Defesa Civil está analisando as imagens dos danos e dados das estações meteorológicas e radares.

 

 

Fonte: SCC10
Anuncie Aqui