Rui Car
09/11/2021 15h41

Santa Catarina se aproxima de zerar mortes diárias por Covid-19

Nesta segunda-feira (08), um óbito foi contabilizado, bem distante do cenário trágico de março e abril deste ano

Assistência Familiar Alto Vale
Dados da secretaria de Saúde mostram quedas nos óbitos em SC (Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom)

Dados da secretaria de Saúde mostram quedas nos óbitos em SC (Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom)

Delta Ativa

Os números diários do Coronavírus em Santa Catarina trazem o melhor dos sinais de esperança: o estado se aproxima de zerar as mortes por Covid-19. Nesta segunda-feira (08), um óbito foi contabilizado, bem distante do cenário trágico de março e abril deste ano. Naquela época, os municípios catarinenses tiveram mais de 100 mortes em 24 horas por mais de uma vez, conforme os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

 

Agora, com a vacinação de 63,19% da população do estado, a imunização comprova sua eficácia e projeta que nos próximos dias SC não terá mortes a contabilizar pela doença. Os dados divulgados no final de semana pela secretaria sempre são analisados com ressalva porque os registros ficam represados por conta do menor abastecimento dos sistemas aos sábados e domingos. Diante disso, aguarda-se até quarta e quinta-feira para a comprovação de que nenhuma morte a mais foi realmente registrada nos dias anteriores.

 

O fato de os óbitos estarem próximos do zero, entretanto, trazem uma visão otimista para o estado. Aos poucos, a normalidade se consolida com a projeção, inclusive, da flexibilização do uso da máscara em SC. A tendência é que a regra atual do equipamento possa mudar até o final de semana, quando o estado terá atingido os 65% de imunização completa da população.

 

Por outro lado, hoje há uma preocupação dentro da Secretaria de Estado da Saúde com a dose de reforço para os idosos. E os números de mortes justificam essa apreensão. Nos últimos dias, os óbitos registrados são majoritariamente do públicos acima dos 60 anos. A última que entrou no sistema da secretaria foi de uma mulher de 87 anos, em Jaraguá do Sul, o que comprova a alta letalidade de volta aos idosos.

Fonte: Ânderson Silva / NSC Total
Justen Celulares