Rui Car
02/12/2021 10h24

Santa Catarina tem cidade considerada Capital Nacional do Frio; confira

Lei foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (1º)

Assistência Familiar Alto Vale
De acordo com a Epagri/Ciram, os termômetros chegaram a 4.9°C em Urupema durante a manhã desta quarta (Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online)

De acordo com a Epagri/Ciram, os termômetros chegaram a 4.9°C em Urupema durante a manhã desta quarta (Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online)

Delta Ativa

A cidade de Urupema, na Serra catarinense, passou a ser considerada a Capital nacional do frio a partir desta quarta-feira (1º). É o que determina a Lei 14.255, publicada no Diário Oficial da União.

 

O projeto de lei que deu origem ao título (PL 1.389/2019) é do senador Esperidião Amin (PP). Segundo o parlamentar, a cidade mais fria do país é tomada por temperaturas negativas, cascatas congeladas e casas cobertas de branco. O texto foi aprovado pelo Senado em 2019.

 

Com a maior altitude média do estado —média de 1.425 metros acima do nível do mar —, a cidade registra cerca de 50 geadas por ano e ocorrência de neve no inverno. Nesta quarta, os termômetros marcaram 4.9°C no amanhecer no município, uma das temperaturas mais baixas do estado.

 

A cidade foi oficialmente criada em 1989, depois de emancipada do município de São Joaquim, e desde então reivindicava o reconhecimento de ser a cidade mais fria do Brasil. Urupema tem apenas 2,5 mil habitantes.

Fonte: ND+
Justen Celulares