Rui Car
20/09/2022 10h37

Saúde de Ituporanga divulga nova orientação sobre prazo para renovação de receitas

Pacientes devem ficar atentos as datas

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Prefeitura de Ituporanga

Foto: Divulgação / Prefeitura de Ituporanga

Delta Ativa

Com o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), que havia sido declarada pelo Ministério da Saúde em virtude da infecção humana pelo novo coronavírus, a Secretaria de Saúde de Ituporanga orienta que o prazo para renovação das receitas que havia sido ampliado voltou a ser o mesmo de antes da pandemia, por isso os pacientes devem ficar atentos as datas.

 

A secretária de Saúde, Aline de Abreu Postais, lembra que na pandemia os receituários para medicamentos simples de uso contínuo, como os de hipertensão e diabetes, que normalmente duravam seis meses, passaram a ter validade por um ano. “Mesmo depois do fim da Emergência esse prazo foi mantido por mais um período para evitar que os pacientes precisassem recorrer a novas consultas médicas apenas para receber receitas e ficassem expostos à contaminação, mas agora com a redução dos casos a Secretaria Municipal de Saúde de Ituporanga verificou a necessidade de reorganização dos atendimentos”, completa.

 

Ela explica que agora a renovação e avaliação de receitas dos medicamentos de uso continuo deve ser feita a cada seis meses, como acontecia normalmente  antes da pandemia. “Por isso estamos orientando que a população deve se programar e ficar atenta aos seus receituários médicos já que as receitas com prazo maior de seis meses devem ser reavaliadas pelo médico”.

 

Atualmente a Unidades Básicas de Saúde de Ituporanga oferecem atendimentos e consultas médicas em todos os períodos de segunda a sexta-feira. O agendamento pode ser feito diretamente com as equipes de saúde.

 

Fonte: Helena Marquardt / Prefeitura de Ituporanga
Anderle Telhas e Acessórios