Rui Car
09/09/2022 16h12

SC tem alerta para temporais, queda de granizo e ventos de até 75 km/h

De acordo com a Defesa Civil, alerta vale para a tarde desta sexta-feira (09) e manhã de sábado (10)

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de temporais e chuva de granizo em Santa Catarina entre a tarde desta sexta-feira (9) e a madrugada deste sábado (10). Há previsão, também, de ondas de calor para as próximas horas.

 

De acordo com o órgão estadual, o motivo para a instabilidade no tempo é uma frente fria que avança pelo Estado. Por conta disso, há previsão de temporais isolados na tarde desta sexta-feira nas regiões do Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

 

Ainda conforme a Defesa Civil, a chuva pode vir acompanhada de queda de granizo, raios e rajadas de vento, que podem chegar a até 75 km/h em algumas áreas.

 

Já entre a madrugada e a manhã de sábado, a frente fria avança para as áreas do Vale do Itajaí e Norte de Santa Catarina, o que aumenta a nebulosidade e as chances de pancadas de chuva.

 

A Defesa Civil alerta, ainda, para o risco moderado de ocorrências no Extremo-Oeste, Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, e em parte do Meio-Oeste, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. 

 

Como se proteger em casos de ocorrências:

 – Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados; 

 

 – Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro de alvenaria é um local muito seguro; 

 

 – Na praia, jamais fique na água. 

 

Fonte: Luana Amorim / Diário Catarinense / NSC Total
Anderle Telhas e Acessórios