Rui Car
16/01/2023 08h25 - Atualizado em 16/01/2023 10h03

SC tem risco de temporais, ventania e granizo nesta segunda-feira

Aviso da Defesa Civil vale para maior parte do Estado

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A segunda-feira (16) começou com céu encoberto e a ocorrência de chuva fraca e isolada, em especial, no Leste do Estado. No entanto, à tarde as instabilidades atmosféricas somadas ao calor e umidade contribuem para pancadas de chuva intensa e temporais isolados.

 

Essa condição de instabilidades atmosféricas deve permanecer ao longo desta semana em Santa Catarina. As regiões mais afetadas são o Leste catarinense e se estende dos Planaltos ao Litoral do Estado.

 

Ainda, segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil, estes temporais podem vir acompanhado com raios, rajadas de vento, e eventual queda de granizo. Essa condição se concentra com mais intensidade, na região Leste de Santa Catarina.

 

O órgão alerta para o risco de baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais no Estado. As chuvas intensas podem causar alagamentos e deslizamentos nas regiões afetadas.

 

As temperaturas mínimas variam entre 19 e 23°C no Litoral e no Baixo Vale do Itajaí e variam entre 15°C e 19°C nas demais áreas do Estado. Máximas oscilam entre 19 e 25°C no Planalto Sul e na Grande Florianópolis Serrana, marcam entre 28°C e 34°C no Extremo Oeste e no Oeste e variam entre 26 e 30°C nas demais áreas catarinenses.

 

Veja o mapa:

 

Arte: Defesa Civil


Condição do vento e do mar

 

A segunda-feira será com ventos fracos de quadrante Sul no Litoral e proximidades. Na região do Grande Oeste aos Planaltos, os ventos sopram do quadrante Norte, virando de direção Sul ao longo da tarde, com rajadas moderadas no litoral.

 

No mar, ondulações com pouca agitação, com ondas de direção Leste com altura de 1 m e picos de 1,5 m em toda a costa de Santa Catarina.

 

 

Condição do tempo para a terça-feira (17)

 

Na terça-feira (17), ao longo da madrugada e manhã, o tempo fica encoberto e com ocorrência de chuva fraca e isolada na metade Leste catarinense e com variação de nuvens no Oeste e Extremo Oeste do Estado.

 

Ao longo da tarde e noite, instabilidades atmosféricas, combinadas a atuação de uma alta pressão na metade Leste de Santa Catarina, oferecem condições para a ocorrência de pancadas de chuva e temporais que se concentram principalmente do Meio-Oeste ao Litoral catarinense.

 

Na terça-feira, ao longo da madrugada e manhã, o tempo fica encoberto e com ocorrência de chuva fraca e isolada na metade Leste catarinense . – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Arte: Defesa Civil

 

A Defesa Civil alerta para um risco moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais. As ocorrências podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, e à chuva intensa, com alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

 

As temperaturas mínimas variam entre 13 e 19°C do Meio-Oeste aos planaltos e oscilam entre 19 e 23°C nas outras regiões. As máximas entre 29°C e 36°C no Extremo-Oeste e Oeste, entre 21 e 27°C no Planalto Sul e entre 25 e 31°C no restante do Estado.

 

Instabilidades no tempo permanecem ao longo da semana

 

O dia começa com céu encoberto e com chuva fraca e isolada do Meio-Oeste ao Litoral catarinense nesta quarta-feira (18). Na região do Extremo Oeste e Oeste de Santa Catarina, o dia começa com a presença de sol entre poucas nuvens.

 

A partir da tarde, a combinação de áreas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera, com um sistema de alta pressão que atua no leste do Estado, oferece condições para ocorrer pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados em todas as regiões do Estado.

 

As temperaturas mínimas entre 19 e 22°C no Extremo Oeste, no Oeste e nas áreas litorâneas, variando entre 13 e 19°C no restante do Estado. As máximas oscilam entre 28 e 35°C no Oeste, Meio-Oeste, variam entre 19 e 26°C nos planaltos e marcam entre 26 e 30°C no restante de Santa Catarina.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares