Rui Car
12/05/2023 11h16

Secretaria de Educação de Dona Emma exibe símbolos nazistas

Município abrigou células nazistas no passado

Assistência Familiar Alto Vale
Imagens mostram bandeiras com a suástica e simpatizantes de Hitler; lei brasileira criminaliza veiculação de símbolos nazistas (Foto: Giuliano Bianco)

Imagens mostram bandeiras com a suástica e simpatizantes de Hitler; lei brasileira criminaliza veiculação de símbolos nazistas (Foto: Giuliano Bianco)

Delta Ativa

Quem visita o prédio da secretaria de Educação de Dona Emma se depara com uma parede repleta de quadros com fotos históricas de famílias da cidade, logo no hall de entrada. Entre elas há imagens de bandeiras com a suástica nazista.

 

Uma das fotos mostra crianças e um homem em frente a uma escola. Ao fundo, estão hasteadas uma bandeira do Brasil e uma da Alemanha nazista. A imagem está acompanhada da legenda “A escola particular Alemã era mantida pelos pais dos alunos com recursos vindos da Alemanha”.

 

Em outra foto, sete homens aparecem posando enquanto um deles segura uma bandeira nazista. Na legenda, eles são descritos como “simpatizantes de Hitler em Nova Esperança”, um bairro de Dona Emma. As fotos que ostentam símbolos nazistas se misturam com imagens das famílias que fundaram a região, mas, nas que a suástica aparece não há indicação dos nomes das pessoas.

 

Segundo a Lei 7716/1989 é crime “veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, tendo pena de dois a cinco anos de reclusão e multa”.

 

Imagens expostas na Secretaria de Educação de Dona Emma mostram bandeiras com a suástica e simpatizantes de Hitler — Foto: Giuliano Bianco

Imagens expostas na Secretaria de Educação de Dona Emma mostram bandeiras com a suástica e simpatizantes de Hitler (Foto: Giuliano Bianco)

 

 

Fonte: Matheus Santino / Agência Pública / Via: Revista Galileu / Globo
Justen Celulares