Rui Car
22/11/2021 14h04

Semana em SC terá “reviravolta” no tempo com risco de temporais; veja detalhes

Deslocamento de frente fria pelo mar gera pancadas de chuva com trovoadas; temperaturas podem chegar aos 36°C no Oeste

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Rafael Bernardino / Conexão GeoClima

Foto: Rafael Bernardino / Conexão GeoClima

Delta Ativa

Após um fim de semana e uma segunda-feira com o predomínio do sol, Santa Catarina terá uma “reviravolta” no tempo a partir de terça-feira (23).

 

De acordo com a Defesa Civil estadual, o deslocamento de uma frente fria pelo mar gera pancadas de chuva com trovoadas e risco de temporal isolados entre o Meio-Oeste e o Litoral pela manhã.

 

As temperaturas mínimas ficam entre 11°C e 14°C nos Planaltos e 15°C a 18°C, nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas se elevam chegando a 35°C no Oeste e Extremo-Oeste e variando entre 26°C e 32°C nas demais.

 

O vento sopra de Nordeste a Noroeste, virando para Sul no decorrer da tarde, com rajadas moderadas. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a trovoadas e temporais.

 

Quarta-feira

 

Na quarta-feira (24) o sol aparece em todas as regiões favorecendo a elevação da temperatura. Entre a tarde e o início da noite, o calor e a umidade disponível favorecem a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas isoladas de chuva com trovoadas e risco de temporais. O fenômeno ocorre no Meio-oeste e Planalto Norte, em especial nas áreas de divisa com o Paraná.

 

No amanhecer, as temperaturas minimas em torno dos 8°C na Serra, entre 14°C e 18°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas se aproximam dos 30°C na maior parte do Estado, chegando a 36°C no Oeste.

 

O vento vira de Sudeste para Norte/Nordeste com fraca intensidade e com rajadas no Litoral. O risco é baixo para ocorrências associadas a trovoadas e temporais.

 

Próximos dias

 

Entre a quinta-feira (25) e a manhã de sexta-feira (26) a formação e deslocamento de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical no Litoral Sul do Brasil, favorece o retorno da chuva mais intensa e abrangente no Estado. Há risco para temporais, que começam no Oeste de manhã e se estende para as demais regiões no decorrer da tarde.

Fonte: ND+
Justen Celulares