Rui Car
03/11/2021 14h43

Tempo fica instável em SC, com risco de temporais e altas temperaturas; veja detalhes

Defesa Civil estadual emitiu aviso para temporais; sensação será de ar abafado

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

O tempo deve ficar instável em Santa Catarina com risco de temporais e altas temperaturas que provocarão sensação de abafamento. Já nesta quarta-feira (03), a Defesa Civil estadual emitiu um aviso para temporais entre a tarde e a noite, começando nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e se espalhando para as demais regiões.

 

Esses temporais vêm acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento acima de 60 km/h, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa.

 

O vento é nordeste, com variação de Leste no Litoral Norte e rajadas mais intensas no Litoral Sul, onde a chuva deve ser mais persistente e com maiores volumes. Da Grande Florianópolis ao Norte do Estado, sol entre nuvens com chuva isolada no início e fim do dia.

 

O risco para ocorrências associadas aos temporais é moderado nas áreas em amarelo do mapa e baixo nas áreas em verde do mapa abaixo.

 

Na tarde desta quarta, as temperaturas sobem em todo o Estado, com máximas variando de 28°C a 32°C no Oeste e Litoral Sul; até 26°C no Planalto Sul e de 26°C a 30°C nas demais regiões.

 

Quinta-feira

 

O tempo segue instável na quinta-feira (04) com chuva em Santa Catarina e risco de temporais localizados na madrugada e início da manhã. A condição deve atingir o Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, conforme a Epagri/Ciram.

 

No decorrer do dia, o tempo melhora em boa parte do Estado. No Oeste e Meio-Oeste retorna a condição de chuva e temporais isolados à tarde. As temperaturas aumentam durante o dia, com sensação de ar abafado.

 

A previsão da Defesa Civil indica amanhecer com temperaturas de 11°C a 16°C nos Planaltos e Meio-Oeste; 16°C a 20°C nas demais áreas. À tarde, as máximas voltam a subir e veriam de 27°C a 32°C no Oeste e Litoral Sul;  chegam aos 27°C no Planalto Sul e entre 25°C a 30°C nas outras regiões.

 

Os ventos são Nordeste, com variação de Leste no Litoral Norte, com rajadas ocasionais de 55 km/h no Litoral Sul.

 

Sexta-feira

 

A sexta-feira (05) será de sol entre nuvens em SC. Do Oeste ao Planalto, pancadas de chuva e trovoadas isoladas a partir da tarde devido a um cavado (área de baixa pressão). Há risco de temporais localizados no Oeste.

 

O amanhecer será de temperaturas de 12°C a 16°C nos Planaltos e Meio-Oeste e 16°C a 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 28°C a 31°C no Oeste e Litoral Sul; de 23°C a 27°C nas demais áreas. Os ventos têm direção Nordeste, de fraca a moderada intensidade.

 

E o final de semana?

 

O sábado (06) será de aberturas de sol com aumento de nuvens e condição de chuva em SC na tarde e noite em função da passagem de uma frente fria. Há chance de temporais localizados no Oeste e Meio-Oeste, segundo a Epagri/Ciram. A temperatura diminui devido à chuva e cobertura de nuvens.

 

No domingo (07), a previsão aponta nebulosidade variável com chuva isolada no Litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas. No Oeste e Sul do Estado ocorrem maiores aberturas de sol no decorrer do dia com a chegada de um sistema de alta pressão – massa de ar mais seco. A temperatura permanece mais amena.

Fonte: ND+
Justen Celulares