Rui Car
29/01/2023 11h46

Temporais, fortes ventos, granizo e enxurradas devem atingir Santa Catarina

A partir do domingo a instabilidade se espalha pelo Estado e pode provocar estragos devido aos fortes temporais

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Após um sábado (28) de sol entre poucas nuvens e com muito calor na maior parte do dia em Santa Catarina, o tempo muda e são esperados temporais no domingo (29). A Defesa Civil alerta para risco de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, alagamentos e enxurradas.

 

No domingo, a manhã inicia com a presença de sol entre nuvens em todo o Estado, mas a partir da tarde, instabilidades presentes na atmosfera provocam pancadas de chuva e temporais. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas, principalmente dos planaltos ao litoral catarinense.

 

As temperaturas seguem altas, com mínimas marcando entre 14 e 20 °C do Meio-Oeste aos planaltos e entre 19 e 23 °C nas demais áreas, e máximas variando entre 19 e 25 °C em parte do Meio-Oeste, no Planalto Sul e nas áreas serranas de Florianópolis e variam entre 26 e 36 °C nos restante do Estado.

 

Segundo a Defesa Civil, a segunda-feira (30) segue com tempo instável, com ocorrência de pancadas de chuva e de temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, alagamentos e risco de enxurradas. As regiões com maior risco são o Grande Oeste, Alto e Médio Vale do Itajaí, do Planalto Norte e do Litoral Norte.

 

A maior instabilidade deve ser registrada entre o domingo e a segunda-feira. — Foto: Defesa Civil/Reprodução/ND

Foto: Defesa Civil / Reprodução

 

As temperaturas mínimas oscilam entre 12 e 17 °C do Meio-Oeste aos planaltos e variam entre 18 e 22 °C nas demais áreas. Quanto as máximas, ficam entre 28 e 30 °C nos planaltos e na Grande Florianópolis, oscilando entre 29 e 38 °C no restante do Estado.

 

Na terça-feira (31) e quarta-feira (1°), a condição de instabilidade com ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados segue em Santa Catarina, mas com menos intensidade do que nos dias anteriores.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares