Rui Car
24/11/2021 16h56

Temporal, frente fria e massa de ar seco; veja como fica o tempo nos próximos dias em SC

O calor, junto à umidade, favorece a formação de áreas de instabilidade, que provocam pancadas isoladas de chuvas e condições para temporais em algumas regiões do estado

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Ao que tudo indica, o tempo deve ter muitas reviravoltas em Santa Catarina nos próximos dias. A combinação entre calor, umidade e uma frente fria, que se aproxima no Estado, favorece a formação de áreas de instabilidade. Elas devem provocar chuvas isoladas e condições para temporais com ventania e granizo em algumas regiões, entre esta quarta (24) e sexta-feira (26).

 

Ainda nesta quarta-feira (24), conforme a Defesa Civil do Estado, o calor, junto à umidade, favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas isoladas de chuvas, com condições para temporais acompanhados de raios, rajadas de ventos e eventuais quedas de granizo, entre o início da tarde e final da noite.

 

O risco é moderado para temporais nas áreas em amarelo do mapa e baixo nas áreas em verde.

 

Quinta-feira

 

Já nesta quinta-feira (25), segundo o meteorologista Piter Scheuer, as condições do tempo são para sol, aumento das nuvens e forte calor e abafamento no estado.

 

A aproximação de uma frente fria reforça a formação de áreas de instabilidade, proporcionando o aumento gradativo das nuvens com pancadas de chuva, trovoadas e raios, inicialmente, entre a região Oeste, Meio-Oeste, Serra, Litoral Sul e algumas áreas do Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte.

 

Enquanto isso, da Grande Florianópolis ao Norte catarinense, o sol segue aparecendo com aumento das nuvens com chuvas isoladas.

 

As temperaturas mínimas na quinta-feira devem permanecer entre 20°C e 23°C no Oeste, 14°C e 17°C no Meio-Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis serrana. No topo da Serra o clima fica entre 7°C e 10°C. Temperatura elevada no Oeste, Meio-Oeste e Litoral Sul com máximas entre 33°C e 37°C e 29°C 32°C na Serra e Planalto Norte.

 

Sexta-feira

 

Uma frente fria associada a um centro de baixa pressão se desloca sobre Santa Catarina, provocando pancadas de chuva com raios e temporais com ventania e granizo isolado, entre a madrugada e o início da manhã de sexta-feira (26).

 

O tempo melhora ao longo do dia em todas as regiões, devido ao ingresso de uma massa de ar seco. O dia fica ventoso em todo o estado.

 

As temperaturas ficam agradáveis no início da manhã de sexta-feira, com mínimas entre 19°C e 22°C no Oeste e Litoral Sul. Entre 14°C e 18°C no Meio-Oeste, Planalto Norte e Serra, e temperatura elevada com máximas entre 30°C e 34°C no Litoral Sul, 36°C e 39°C no Litoral Norte e Vale do Itajaí. No Oeste e Meio-Oeste, máximas ficam entre 25°C e 28°C.

Fonte: ND+
Justen Celulares