Rui Car
08/10/2021 10h46

União Brasil, fusão dos partidos PSL e DEM, soma 200 vereadores e 20 prefeitos em SC

Criação do partido União Brasil ainda carece de homologação do TSE, mas, se ocorrer, terá impacto nos diretórios estaduais e municipais de PSL e DEM

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Os diretórios nacionais do DEM e PSL anunciaram a fusão dos partidos na quarta-feira (06). Caso o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) homologue o novo partido, o União Brasil terá mais de 200 vereadores, 20 prefeitos e 25 vice-prefeitos em Santa Catarina.

 

No caso dos deputados federais e estaduais, todos do PSL, a tendência é de evasão. Dos quatro federais, somente o presidente estadual do PSL, Fabio Schiochet, permanecerá no partido. Dos estaduais, somente Ricardo Alba.

 

É um partido com capilaridade, pega a força do PSL, a força do DEM e vamos agora em um só caminho. E, lembrando, é um partido de direita”, explica Schiochet. Segundo ele, nos próximos dias será enviada a documentação ao TSE.

 

A expectativa é homologar a fusão em 60 dias, ou até fevereiro de 2022. A União Brasil também tem pré-candidato ao governo estadual: o prefeito de Florianópolis, Gean, presidente do DEM no Estado.

 

Considero muito importante essa união. O Brasil tem partidos políticos demais. Todo movimento que trabalha no sentido de união de partidos, com ideias convergentes, é bom para o país e fortalece a democracia”, disse Gean.

 

Presidente

 

O novo partido não definiu se terá candidato à presidência, e o apoio a Jair Bolsonaro (sem partido) não está descartado. Nos próximos dias, Gean e Schiochet devem se reunir para definir quem comandará a União Brasil em Santa Catarina.

 

A fusão dos partidos, entretanto, não segura os deputados estaduais Ana Campagnolo, Jessé Lopes, Felipe Estevão e coronel Mocellin. No caso dos federais, coronel Armando, Daniel Freitas e Caroline de Toni também não devem ficar no novo partido, segundo Schiochet, embora tenham recebido o convite do presidente.


Por: Nícolas Horácio / ND+
Foto: Wellington Hanna / TV Globo
Justen Celulares