Rui Car
17/11/2021 16h33

Uso de máscaras será liberado em cidades com 65% de imunizados em SC

Estado já definiu o planejamento para a flexibilização do uso do equipamento de proteção, mas depende de liberação do Governo Federal

Assistência Familiar Alto Vale
Uso de máscaras ao ar livre em Santa Catarina está com dias contados? (Foto: Leo Munhoz / ND)

Uso de máscaras ao ar livre em Santa Catarina está com dias contados? (Foto: Leo Munhoz / ND)

Delta Ativa

Santa Catarina já está com o planejamento definido para finalmente liberar o uso de máscaras ao ar livre. A regra prevê esta liberação em todos os municípios que estiverem com pelo menos 65% da população com a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

 

De acordo com o presidente do Cosems/SC (Conselho de Secretarias Municipais de Santa Catarina), Daisson Trevisol, o Estado aguarda a liberação do Governo Federal para colocar a medida em prática. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, confirmou que a nova regra já está pronta, e o Ministério da Saúde será cobrado em próximas reuniões.

 

Concordamos”, afirma o presidente do Cosems. A decisão do governo catarinense passa pelo aval das prefeituras no estado.

 

Porém, o decreto federal sobre o uso de máscaras impede Santa Catarina de adotar a medida neste momento.

 

Trevisol ressalta que ainda não há uma indicação de data para que ocorra esta liberação. “Temos que aguardar, pois o decreto federal não permite”, pondera.

 

Em entrevista, o Secretário de Estado da Saúde, André Motta, confirmou que a regra já está pronta.

 

Sim, isso é fato. Nós estamos há muitos meses, desde o começo na verdade, fazendo enfrentamento de crise de forma colegiada e baseado na ciência”.

 

Segundo Motta, o percentual foi definido após análises de resultados da vacina ao redor do mundo.

 

“Nós discutimos o percentual mínimo baseado em cenários internacionais e também na questão epidemiológica para imunizados, e a partir daí poder desobrigar gradativamente o uso de máscaras em ambientes específicos. E aqui nós estamos falando em ambientes abertos”.

 

Claro que isso é uma regra, e temos que olhar para o momento, o momento que atingirmos esse percentual se o cenário epidemiológico vai permitir que isso se aconteça e essa é a nossa ideia”, reforça.

 

Estado vai pressionar o governo federal pela liberação?

 

Conforme explica o secretário de Saúde de Santa Catarina, a questão vai ser colocada em debate nas próximas reuniões.

 

Já levamos isso para o Ministério da Saúde em duas oportunidades, vamos reforçar agora na próxima reunião do CONASS e da CIT lá em Brasília, porque tem uma lei federal que obriga a utilização de máscaras por todo mundo, em todo o território, em ambientes abertos e fechados”, esclarece.

 

Se essa lei não for revista, nós não temos como dar o passo adiante. E nós estamos fazendo enfrentamento de uma pandemia altamente complexa, são mais de 20 meses e há que se adaptar então às realidades”, conclui o secretário.

 

Liberação de máscaras no Maranhão

 

Na última semana, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), anunciou o uso facultativo de máscaras em locais abertos no estado.

 

liberação ocorreu na quinta-feira (11). Em lugares fechados, o chefe do Executivo estadual declarou que o acessório continuará como opcional para cidades com mais de 70% da população vacinada com as duas doses contra a Covid-19.

 

Para cidades com menor porcentagem, em estabelecimentos que não exigirem comprovante de vacinação, o uso continua sendo obrigatório.

Fonte: ND+
Justen Celulares