Rui Car
05/01/2023 11h32 - Atualizado em 05/01/2023 11h33

“Vacinas contra Covid serão anuais para grupo de risco”, diz secretária

Vacina também será incorporada ao Programa Nacional de Imunização (PNI)

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução / Folhapress

Foto: Reprodução / Folhapress

Delta Ativa

A nova secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que a vacina contra a Covid-19 deverá ser anual para grupos prioritários e incorporada ao Programa Nacional de Imunização (PNI).

 

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, ela disse que esses imunizantes começam a ser aplicados a partir de abril nos mesmos grupos prioritários que receberão a vacina anual contra a gripe, incluindo idosos, imunossuprimidos e profissionais da área da saúde. Entretanto, ela nada comentou sobre a vacinação de crianças.

 

No governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a vacina contra a covid-19, ainda em fase experimental, não fazia parte do PNI.

 

Agora, efetivamente, a covid entra no nosso Departamento de Imunização. O ministério acabou de receber uma compra grande de doses, que, a princípio, daria para cobrir esses grupos prioritários”, afirmou Ethel à Folha. Ela foi anunciada para comandar a SVSA na segunda-feira (02) pela nova ministra da Saúde, Nísia Trindade.

 

Nesta quarta-feira (04), em publicação em seu perfil no Twitter, a nova secretária afirmou que vacina “não é remédio”, mas uma “estratégia coletiva”, e que é preciso um maior número de pessoas vacinadas em todos os lugares.

 

 

Fonte: Revista Oeste
Justen Celulares