Rui Car
18/01/2023 14h19

Vale do Itajaí mantém alerta para temporais e ocorrências causadas pelas chuvas

Previsão indica maior volume de chuvas na tarde desta quarta-feira (18)

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Defesa Civil emitiu na manhã desta quarta-feira (18), um novo aviso meteorológico que mantém a possibilidade de temporais isolados em grande parte de Santa Catarina. A ocorrência se deve principalmente em virtude da instabilidade atmosférica.

 

Esta quarta-feira começou com tempo nublado dos planaltos ao litoral e com sol entre poucas nuvens no Grande Oeste. Entre a tarde e a noite, a combinação de áreas de instabilidade, calor e umidade vinda do oceano provocam temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa e volumosa em todo o Estado.

 

O risco para ocorrências como destelhamentos, alagamentos, deslizamentos enxurradas é de moderado a alto. As temperaturas mínimas variam entre 17°C 22°C no Litoral e Grande Oeste, já as máximas ficam entre 31°C 35°C no Grande Oeste e entre 26°C e 30°C no Litoral e Vale do Itajaí. Os ventos sopram com intensidade fraca e de direções variadas pelo estado.

 

 

Recomendações

 

Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

 

Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos.

 

Se estiver na praia, jamais deve ficar na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas.

 

Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199.

 

Fonte: ND+
Anuncie Aqui