Rui Car
03/02/2023 09h04 - Atualizado em 03/02/2023 13h48

VÍDEO: Chuva intensa e ventos fortes castigam cidades do Alto Vale

Agrolândia foi o município mais atingido da região

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Delta Ativa

O Alto Vale do Itajaí foi uma das regiões do Estado que mais sofreu com a chuva intensa e os ventos fortes na noite desta quinta-feira (2). O Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil atenderam a diversas ocorrências, a maioria delas em Rio do Sul, Ituporanga, Agrolândia e Petrolândia. Além das guarnições ordinárias de serviço, foram empregados bombeiros militares em escala extraordinária para auxiliar nos atendimentos.

 

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e ao ar livre

Foto: Divulgação / CBMSC

 

Agrolândia foi o município mais atingido da região. Nas redes sociais, um vídeo mostra que a rua da prefeitura virou um verdadeiro “rio”. Comércios e residências ficaram alagados em diversos pontos da área central da cidade.

 

 

 

Segundo o acumulado de chuva divulgado pela Defesa Civil do Estado nesta quinta-feira (2), às 22h24, o município de Rio do Sul registrou o maior volume de água. Foram 63,3 mm de precipitação em uma hora. Em destaque, houve atendimentos por conta de alagamentos no loteamento Bianchet, no bairro Taboão, além de vistoria de alagamentos na rua Oscar Barcelos.

 

Na rua Expedicionário Menelau Claudino dos Santos, no bairro Canta Galo, também houve registro de alagamentos e rompimento de tubulação, causando danos em um imóvel. Na rua Gustavo Metzger, no bairro Santana, houve queda de muro seguida de deslizamento de terra. E na rua Henrique Schutze, no bairro Laranjeiras, um imóvel foi atingido por alagamento.

 

O acumulado de chuva desde as 21h de ontem até o início da manhã desta sexta-feira foi de 96,6 milímetros, registrado em pluviômetro na ponte Dom Tito Buss, na área central da cidade. O nível do rio ultrapassou os 5,71 metros às 8h e a Defesa Civil trabalha em estado de alerta, mas sem risco de enchentes. As barragens de Ituporanga e Taió estão com todas as comportas fechadas.

 

Aurora foi outra cidade castigada pelas chuvas.

 

 

Ponte Strey, em Aurora (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

 

Em Dona Emma, deslizamentos de terra interditaram as localidades de Serra do Caminho do Morro, Serra de Nova Esperança e Serra que liga o Caminho da Paz.

 

Quedas de barreiras estão interditando a passagem de qualquer veículo, atentar-se para buscar rotas alternativas.

 

Com o acumulado de chuvas em Dona Emma, os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio orientam com a máxima cautela ao transitar pelas rodovias e pelo interior dos municípios, pois como o solo está encharcado, poderá ocorrer mais deslizamentos de terra.

 

A SC-340 na localidade de Caminho do Posto, em direção à Witmarsum, também está com árvores na rodovia, deixando alguns pontos em meia pista. O Setor de Obras da Prefeitura de Dona Emma está empenhado em todas as ocorrências.

 

A localidade de Nova Esperança, que durante a madrugada estava interditada devido às fortes chuvas, já está com passagem normal para veículos e pedestres.

 

Pode ser uma imagem de estrada e árvore

Foto: Divulgação / BVPG

 

Ainda em Dona Emma, diversas residências na localidade de Caminho do Morro, Centro e Nova Esperança foram atingidas pelas águas. Moradores relataram aos bombeiros que nunca sofreram com as chuvas, sendo que nesta madrugada, foram pegos de surpresa com a elevação rápida do rio e córregos.

 

Na manhã desta sexta-feira (03), os Bombeiros Voluntários em apoio à Defesa Civil do município, estiveram nas localidades colhendo informações e a disposição para resgatar pessoas ilhadas caso houvesse. Todas as pessoas que tiveram suas residências atingidas, conseguiram sair e buscar locais seguros até o nível dos rios baixarem.

 

Pode ser uma imagem de corpo d'água

Foto: Divulgação / BVPG

Pode ser uma imagem de árvore e corpo d'água

Foto: Divulgação

 

Os Bombeiros Voluntários também pedem que os motoristas tenham cautela no deslocamento em todo trajeto da localidade de Mirador, interior de Presidente Getúlio. Há muita lama na pista e na conhecida reta do mirador, veículos estão passando, mas com cuidado. Na localidade de Ribeirão da Onça, pontos de queda de barreira impedem a passagem de veículos. Motoristas devem redobrar a atenção durante o dia de hoje em toda região.

 

 

Também há muita lama na pista na SC-340, na localdiade de Rio Krauell próximo ao Motel Rosablue. Equipes do setor de obras da Prefeitura de Presidente Getúlio já estão trabalhando na limpeza, sendo que os condutores deverão ter cautela no local pois a pista com as chuvas continuará escorregadia.

 

Doações

 

Aproximadamente 50 residências ou até mais que isso, de Dona Emma, foram atingidas está noite pela chuva e várias famílias estão em situação difícil. Muitas delas perderam praticamente tudo e agora precisamos ajudar. Produtos de limpeza, roupas de cama, colchões, roupas para as famílias (coisas que estejam em bom estado de conservação) já podem ser doadas.

 

Quem puder ajudar com esses e outros donativos favor trazer no centro de múltiplo uso de Dona Emma. De momento o município não consegue buscar os donativos, pois a equipe está empenhada em outras funções. Mais informações no telefone (47) 3364 2800.

 

Tempo

 

De acordo com a meteorologista Elen Pelissaro, da Defesa Civil do Estado, uma área de baixa pressão aliada ao calor e a umidade fornece condições para temporais com chuva intensa, ventos fortes e eventual queda de granizo em todas as regiões do Estado.

 

Os maiores acumulados estão previstos para o Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, outra região que sofreu com os temporais da noite desta quinta.

 

Confira as cidades com os maiores volumes de chuva nas últimas horas – Foto: Divulgação/ND

 
Fonte: Rádio Educadora 90,3 FM / Corpo de Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio / ND+
Justen Celulares