Rui Car
04/12/2018 10h35 - Atualizado em 04/12/2018 10h36

10% das crianças ficam acordadas até as 22 horas. Como levá-las mais cedo para a cama?

As crianças se levantam em média três vezes por noite

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

A hora de dormir é uma verdadeira batalha. Fazer com que as crianças durmam na hora certa é um pesadelo para muitos pais, mas uma nova pesquisa revelou que uma em cada 10 crianças pequenas não conseguem dormir antes das 22 h.

 

O recente estudo revelou até que ponto os pais modernos perdem a batalha na hora de dormir, com 55% tentando desesperadamente estabelecer uma rotina, mas ao mesmo tempo, 51% disseram que essa é a parte mais estressante do dia.

 

De fato, a média de sono que os pais perdem durante a semana é de 7.9 horas, o que equivale a incríveis 52 noites de sono durante o ano. E isso acontece simplesmente porque seus filhos não dormem.

 

Enquanto 79% dos 2.000 pais entrevistados disseram que preferem que seus filhos durmam antes das 20 h, a realidade é que 58% deles vão para a cama depois disso – com uma criança entre 10, indo dormir depois das 22 h.

 

O estudo revela que em média, leva mais de 43 minutos – entre escovar os dentes e contar histórias – para que as crianças possam dormir com tranquilidade.

 

 “Mãe, me dá alguma coisa para beber! / Mãe, minha barriga está doendo! / Mãe, eu queria outro abraço…”

 

Esses pedidos não são nenhuma surpresa para os pais, mas em média, a rotina até que o filho consiga dormir, inclui: Três histórias, duas pirraças, quatro beijos de boa noite, dois sintomas de doenças e dois gritos para que os pais arrumem os lençóis bagunçados. Isso lhe soa familiar?

 

Geralmente, os pais fazem três viagens ao quarto dos filhos depois que as luzes estão apagadas e as crianças saem da cama três vezes – o que, obviamente gera discussões familiares.

 

De acordo com a pesquisa, quatro em 10 crianças (38%) vão se levantar de novo durante a noite.

 

Não é novidade que isso leva a uma falta de sono, que faz com que quase metade dos pais (48%) se sintam exaustos, com 47% admitindo que ficam mal-humorados e um pouco mais de um quarto (27%) se preocupando com os efeitos que isso causa no em seu relacionamento.

 

Os números foram divulgados para marcar o lançamento do novo podcast da Disney Junior do Reino Unido: “Truques Para Os Pais”, (disponível para download no iTunes a partir de hoje) feito por Helen Skelton, que reúne pais, especialistas e convidados especiais para explorar dicas, truques e formas para apoiar os pais ocupados.

 

Comentando sobre as pesquisas com os pais, a Dra. Claire Halsey disse: “Todos nós sabemos o quão estressante pode ser colocar nossas crianças na cama e isso acaba tendo um efeito na nossa própria rotina de sono. Entretanto, existem formas para ajudar a acomodar seu filho e deixá-lo calmo e em paz durante essa importante hora do dia, que por sua vez, permite que você tenha mais tempo para relaxar e se preparar para uma boa noite de sono.”

 

As crianças se levantam em média três vezes por noite. (Foto: Getty)
 

Como fazer para conseguir vencer a batalha do sono e conseguir que seus filhos durmam no horário? Cathy Ranson, editora do ChannelMum.com tem algumas sugestões…

 

“Essas batalhas pode ser uma das mais estressantes no papel dos pais. Quando as crianças não conseguem dormir, isso impacta cada área da sua vida, fazendo que seja mais difícil colocá-las na cama na noite seguinte”, disse ela.

 

“Lembre-se do seu papel – enquanto pai/mãe, seu papel é fazer o melhor para o seu filho e isso também significa fazer com que eles durmam na hora certa. Embora os adolescentes negociem um tempo a mais, depende de você garantir que seus filhos pequenos durmam na hora certa e tenham o sono que eles precisam.”

 

Defina uma rotina e a cumpra

“Defina uma hora para dormir e faça-os tomar banho uma hora antes. Coloque alguns sais relaxantes na banheira, como lavanda”, sugere Cathy. “Depois do banho, leia uma história para eles ou deixe que eles tenham um tempo para ler e relaxar. Com as luzes acesas, sente e converse com seus filhos até eles se sentirem seguros para dormir. Pode ser difícil no início, mas no final isso trará uma segurança a eles e seus relógios biológicos se ajustarão.”

 

Deixe a luz acesa

Crianças pequenas podem tem medo do escuro. Então tente deixar aceso um abajur e evite dormir se elas estiverem assustadas. Há abajures que custam barato e podem ajudar de verdade aqueles que costumam levantar a noite”, diz Cathy.

 

Não use nenhuma tecnologia

Cathy sugere eliminar a tecnologia antes do horário de seus filhos irem dormir. Remova todos os aparelhos do quarto deles durante a noite e certifique-se que os celulares, jogos e tablets estão desligados até uma hora antes de dormirem”, ela diz. “Existe uma crescente evidência científica que a luz emitida por esses aparelhos atrapalha o sono.”

 

Não faça barulho

Certifique-se que você não está impedindo seus filhos de dormir. “Abaixe a TV, desligue a máquina de lavar e fique em silêncio – dê a eles um ambiente calmo para relaxarem”, aconselha Cathy.

Especialista sugere fazer uma desintoxicação tecnológica antes de dormir (Foto: Getty)
 

Vá dormir quando eles forem

Então quer dizer que só porque você é pai, significa que não pode ir dormir mais cedo também? “Se você realmente está travando uma batalha para fazer seus filhos dormirem mais cedo, seja o exemplo deles e tente por algumas noites ir dormir quando eles também forem. Se mais ninguém ficar acordado, muitas crianças não se animam a levantar da cama”, explica Cathy.

 

Dê a eles um incentivo

Gráfico de recompensas pode fazer maravilhas. “Dê a eles pequenos prêmios para cada semana inteira que eles forem para a cama sem criar nenhum problema.”, sugere Cathy.

 

Marie Claire Dorking

Justen Celulares