Rui Car
24/05/2021 10h35

24 de maio – Dia Nacional do Café: 3 verdades sobre a bebida

Ele já foi visto como vilão, mas também já se sabe dos benefícios que o café é capaz de proporcionar

Assistência Familiar Alto Vale
Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio (Foto: Banco de Imagens)

Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio (Foto: Banco de Imagens)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

O café é uma das bebidas mais apreciadas do mundo. No Brasil, o dia nacional do café é comemorado em 24 de maio. As propriedades do grão variam de acordo com a espécie, o tipo de processamento, grau de torra e moagem e o modo de preparo.

 

Já foi visto como vilão, mas também já se sabe dos benefícios que o café é capaz de proporcionar – se consumido com moderação. Inclusive para o desempenho físico. 

 

É termogênico e rico em antioxidantes

 

Você já deve ter escutado por aí que o café é termogênico, não é? Alguns estudos apontam que a cafeína aumenta o gasto calórico, ajudando no processo de emagrecimento. Mas além disso, o café é rico em antioxidantes que ajudam no combate de radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.

 

Alguns estudos apontam que o café também tem efeito anticancerígeno, prevenindo principalmente o câncer de mama. Isso ocorre através da alteração de alguns hormônios femininos, evitando se desenvolvam os estrógenos negativos. Mulheres que consomem café possuem chances 57% menor de desenvolver o câncer de mama.

 

É um estimulante natural

 

Uma xícara de café pode conter de 80 mg a 200 mg de cafeína,  variando conforme o modo de preparo. Uma xícara de café passado possui em média 100 mg, sendo assim recomendado o consumo de no máximo quatro xícaras por dia.

 

Um estudo realizado nos Estados Unidos recomenda que um adulto saudável deve consumir no máximo 400 mg de  cafeína por dia. Mas lembre-se que o café é um estimulante natural e, em excesso, pode provocar insônia, taquicardia, ansiedade, dor de cabeça e irritabilidade.

 

O café é umestimulante natural

O café é um estimulante natural (Foto: Banco de Imagens)

Tem ação diurética

 

A cafeína aumenta a eliminação de cálcio e compete com a absorção de vitamina C e ferro, podendo anular esses nutrientes. Ou seja, aquele cafezinho logo após o almoço pode não se ser uma boa estratégia.

 

Usar açúcar no café aumenta a quantidade de calorias, então cuidado! Prefira adoçantes naturais como stévia  e xilitol, caso não consiga consumir puro. O café também pode ter ação diurética, então lembre-se de consumir bastante água.


FONTE: HORA DE SANTA CATARINA – NSC TOTAL

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE E SOUNDCLOUD.

 

Justen Celulares