Rui Car
30/05/2017 16h10 - Atualizado em 30/05/2017 13h49

5 dicas fáceis e rápidas para lassear os sapatos em casa

O problema é que nem sempre eles são confortáveis de primeira

Assistência Familiar Alto Vale
Por Cássia Arbulu (@cassiarbulu) / Yahoo!

Por Cássia Arbulu (@cassiarbulu) / Yahoo!

Delta Ativa

Nada como um sapato especial para deixar o look lindo. A cada temporada é uma moda diferente e um modelo novo. Não importa qual é o seu estilo, sempre tem uma série de sapatos para agradar todos os gostos. O problema é que nem sempre eles são confortáveis de primeira, mas, às vezes, é impossível resistir a um modelo incrível, mesmo q não seja muito confortável.

 

Em outros casos, existem pessoas com pés mais largos, mais finos, um pé maior que o outro, e às vezes usar táticas para lassear os sapatos são a solução para encontrar o tamanho perfeito, ou fazer ficar no tamanho perfeito. O método mais comum e básico para lassear um sapato é usá-lo com uma ou mais meias grossas dentro de casa para deixá-lo mais confortável. Caso só isso não seja suficiente, você pode testar alguns outros que listamos abaixo. Confira:

 

1. SECADOR DE CABELO
É uma forma simples e rápida de lassear os sapatos. Coloque uma meia grossa, ou mais do que uma em seus pés e vista os sapatos. Ligue o secador e direcione o jato de ar para dentro do sapato durante 30 segundos ou um minuto em cada pé. O calor do secador faz com que o material do sapato dilate. Fique com ele até esfriar, o sapato vai se moldar ao tamanho dos seus pés com as meias, ficando um pouco maior do que o natural. Caso precise, repita o procedimento até sentir que o sapato não está tão apertado.

Cuidados: esse procedimento não funciona para sapatos de plástico.

 

2. CONGELE O SAPATO
Esse método requer mais tempo do que os outros, em média 12 horas para ter resultado, mas é muito eficaz e pode lassear bastante. Utilize um saco plástico e encha até a metade com água, feche bem e coloque-o dentro de outro saco para garantir que não molhe. Coloque o saco dentro do sapato na área que está apertando e deixe no congelador durante uma noite. A água vai expandir ao congelar, aumentando de volume e dilatando o calçado, deixando-o mais largo e confortável para seu uso. Se necessário, repita o procedimento. Caso não consiga retirar o saquinho de primeira, espere descongelar um pouco ou use o secador para acelerar o processo.

Cuidados: esse método pode molhar o seu sapato, então confira se o material realmente pode ser molhado. Também tenha cuidado com o congelador e os alimentos dentro dele para não estragar nada.

 

3. JORNAL OU PAPEL COM ÁGUA
Molhe o jornal ou papel, amasse e coloque dentro do sapato. Procure inserir a maior quantidade de jornal possível, mas tome cuidado para não deixá-lo deformado. Espere o jornal secar e retire. Experimente o sapato para ver se o alargamento já foi suficiente, se não repita o processo. Para esse procedimento, pode-se usar meias no lugar do papel, e álcool no lugar da água.

 

4. HIDRATANTE OU CONDICIONADOR DE CABELO
O condicionador de cabelo ou hidratante podem ser passados no pé e/ou nas bordas do sapato que estiverem apertando. É importante ficar atento ao tecido, para não estragar o sapato, nem manchar. Esse procedimento é bem eficiente para sapatos de couro, mas não muito para os de camurça. Caso passe na borda dos sapatos, deixe agir até o dia seguinte e depois tire o excesso. Os produtos vão amolecer o couro e laceá-los.

 

5. MILHO OU FEIJÃO
Esta técnica é parecida com a do gelo. Você coloca o milho ou feijão secos em um saquinho plástico, enche de água e coloca dentro do sapato. Em 24 horas os grãos vão inchar e alargar o sapato, deixando-os mais confortáveis para a próxima vez que você for usar. O ideal é que não se compre sapatos apertados. Na hora da compra, ande pela loja com o sapato,espere um pouco para ver se sente alguma dor. Caso na hora de usar o sapato machuque, use uma das técnicas para laceá-lo. O conforto tem que vir em primeiro lugar, antes mesmo da beleza.

Justen Celulares