Rui Car
02/05/2017 15h10 - Atualizado em 02/05/2017 13h43

6 mitos comuns (e absurdos) sobre a calvície masculina

São muitos os mitos que envolvem a calvície masculina

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Quão estressado você precisa estar para que o seu cabelo comece a cair? Será que uma entrada pode ser uma punição, uma doença, pelo tempo ‘só-seu’ assistindo a filmes adultos?

 

São muitos os mitos que envolvem a calvície masculina. Você pode dizer que somos excessivamente vaidosos, mas nunca subestime o amor que temos pelos fios gloriosos que cobrem nosso couro cabeludo.

 

Será que este homem tem se masturbado demais? Credit: Alamy
 

O medo da calvície masculina é algo que movimenta bilhões de reais em campanhas de publicidade ao redor do mundo. No minuto em que notamos que a testa está ficando um pouco mais alta, nos tornamos vítimas da máquina de marketing da queda de cabelo. Vamos nos acalmar, respirar fundo, e analisar os fatos. Veja abaixo os seis dos mitos mais absurdos em relação à calvície que estão passeando pela Internet há anos.

 

Masturbação

Sempre haverá semeadores do pânico que insistem que a masturbação irá torná-lo careca – motivo pelo qual esta é uma pergunta popular no Google.

Queda de cabelo
 

Você pode até rir deste mito, mas estranhamente há um grão de verdade nele. Talvez não um grão, mas uma molécula. A perda de proteína por meio do sêmen significa que, como o cabelo é composto principalmente por proteínas, ele pode cair se você tiver algum tipo de deficiência deste nutriente.

 

Mas honestamente, você teria que ter um vício monumental em masturbação, que ocupasse literalmente todo o seu dia, todos os dias, para começar a ter problemas.

 

Estresse crônico

Este também é um mito “verdadeiro e falso”. É verdade que o estresse crônico pode causar a queda de cabelo, mas ele não é responsável pela calvície masculina. Há três aspectos principais relacionados ao estresse, que podem provocar a perda de cabelo.

 

  • Quando os glóbulos brancos atacam

Quando você está severamente estressado, seus glóbulos brancos, sentindo algum tipo de catástrofe iminente, podem atacar seus folículos capilares. Isso pode fazer com que seu cabelo pare de crescer. Eles fazem isso para reservar energia para lutar contra o que quer que esteja causando o estresse. Geralmente, quando o estresse vai embora, o cabelo volta a crescer normalmente.

 

  • Eflúvio telógeno

Embora este nome pareça ter vindo diretamente de uma maldição de Harry Potter, é o que pode acontecer quando seu organismo passa por uma espécie de choque, como uma dieta restritiva, uma cirurgia, ou uma doença crônica. Telógeno se refere à fase de descanso do folículo capilar, e quando você está sob tensão, esta fase pode ser estendida, até que o estresse seja resolvido, num processo que pode durar meses. Enquanto isso, seus fios podem cair.

 

  • Tricotilomania

Trata-se de um transtorno mental caracterizado pela compulsão de arrancar os próprios cabelos, e não tem nada a ver com a calvície masculina.

 

Este homem está em uma missão kamikaze com seus cabelos? Crédito: Alamy
 
 
 
Lavar os cabelos exageradamente ou com frequência insuficiente

Sabe quando você lava o cabelo, vai enxaguá-lo, e parece que um terço do volume sumiu pelo ralo? A maioria das pessoas que pensa isso está sendo dramática. É totalmente normal que alguns fios sejam perdidos quando usamos o xampu; acredite, eles iriam cair de qualquer maneira, já que isso faz parte do ciclo natural de crescimento. E o que pode parecer um total de centenas de fios na verdade é apenas um conjunto de 10 ou 15 fios. De forma semelhante, não lavar o cabelo com frequência também não fará com que ele caia mais do que o normal.

 
Usar muitos produtos no cabelo

Você adora produtos para o cabelo? Gosta de usar cera, mousse ou gel? Não tenha medo, pois não há quantidade de produtos capilares capaz de causar a calvície masculina. Independentemente de você ser um metrossexual de carteirinha ou do seu cabelo precisar de uma disciplina quimicamente induzida para ficar no lugar, os fios não irão cair só porque você aplicou um pouco de laquê.

As camas de bronzeamento não farão você ficar careca. Elas só aumentam significativamente seu risco de ter câncer de pele. Crédito: Alamy
 
 
Bronzeamento artificial

Não, deitar-se em uma cama de bronzeamento artificial não fará com que seu cabelo caia. No entanto, este hábito não é o melhor para a sua saúde – já que pode causar melanoma – mas no que diz respeito ao seu cabelo, completamente inocente. Por outro lado, se você se expor ao sol, a vitamina D será benéfica para o seu cabelo e couro cabeludo. No entanto, lembre-se de que não é preciso dormir sob o calor escaldante para ter este efeito.

 

Chapéus e bonés

Falando de forma geral, usar um chapéu, um boné ou uma máscara de super-herói não irá fazer com que seus cabelos caiam. No entanto, se você não mantiver estes acessórios limpos, pode se tornar mais suscetível a infecções no couro cabeludo, o que pode acabar causando problemas relacionados à queda de cabelo.

Nenhum fio de cabelo foi machucado para fazer esta imagem. Crédito: PA
 

Sempre haverá histórias de terror e da Carochinha relacionadas à calvície, geralmente espalhadas por pessoas com madeixas longas, grossas e bonitas. E sempre haverá empresas prontas para lucrar em cima dos homens carecas. Por isso, saber quais são os mitos que envolvem a calvície masculina pode afastar a vergonha, a preocupação, e os gastos decorrentes das armadilhas da indústria.

 

Se você notar que suas entradas estão ficando maiores, consulte um especialista em queda de cabelo para saber se o que você tem é a calvície masculina. Então, você poderá fazer um estoque de seus produtos preferidos para o cabelo, usar seu boné favorito, lavar o cabelo com a frequência que quiser, e até se divertir dando prazer a si mesmo. Ignore os mitos, busque a verdade, e continue vivendo sua vida normalmente.

 

Spencer Stephenson
The Telegraph

Justen Celulares