Rui Car
01/08/2017 15h10 - Atualizado em 01/08/2017 13h50

Água com limão emagrece?

Por Thiago Varella

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Uma das últimas “modas” das famosas é beber água morna com limão, ainda em jejum, pela manhã. A bebida milagrosa, segundo várias celebridades, ajudaria a emagrecer. Será mesmo? Bem, a fruta possui várias propriedades que auxiliam o organismo, mas, não nos faz perder peso.

 

“Vários estudos demonstram que o suco de limão não tem propriedades emagrecedoras”, explicou a nutricionista Camila Baldez. “Essa perda de peso está muito mais condicionada a substituir uma refeição pelo suco de limão. Você acaba substituindo um café da manhã completo, por exemplo, para simplesmente consumir um suco de fruta com água”, completou.

 

Isso não significa que beber água morna com limão, logo pela manhã, faça mal. Muito pelo contrário. A bebida ajuda na digestão, não só por conta da fruta, mas também porque a água morna, ao entrar no estômago, estimula o cólon, auxilia o peristaltismo e é bastante indicado para quem sofre de prisão de ventre.

 

“O limão é um excelente ingrediente, pois acrescenta sabor, acidez, adstringência às preparações. Além disso, a fruta pode auxiliar na digestão de alimentos mais gordurosos e melhorar a absorção do ferro dos alimentos”, explicou a nutricionista Adriana Passos, do Hospital Celso Pierro, em Campinas.

 

Como é rico em ácido cítrico, o limão proporciona efeito de desintoxicação e auxilia no trabalho do fígado, onde são produzidas as enzimas que aceleram os processos químicos no nosso organismo, informa o médico fisiologista Rodrigo Olmedo.

 

Chá de limão contra o resfriado

E não é só a água morna com limão que faz bem. Até a supermodelo brasileira Gisele Bundchen já andou falando que toma água morna com limão todo dia ao acordar para ajudar a manter a imunidade alta. A fruta possui diversas propriedades que auxiliam no bom funcionamento do organismo. De acordo com Olmedo, o limão auxilia no sistema imunológico, pois possui vitaminas e minerais como a tiamina, riboflavina, vitamina C, silício, fósforo, dentre outros componentes. Não é a toa que muita gente recomenda um chá de limão contra o resfriado.

Gisele Bündchen é uma das fãs das propriedades do limão em favor da imunidade do corpo. 
(Foto: Jamie Squire / Staff)
 

Além disso, a fruta também tem ação antioxidante, contendo radicais livres. “O limão também diminui processos inflamatórios, já que auxilia na eliminação de toxinas, por meio do controle do pH mais alcalino. E também auxilia na cicatrização, pela presença de acido cítrico e vitamina C”, explicou.

 

Moderação
Claro que, como qualquer alimento, o excesso de limão faz mal à saúde. As pessoas que têm propensão à azia, por exemplo, devem consumir a fruta de maneira moderada.

 

“O consumo em excesso pode ser prejudicial para o esmalte do dente e também causar irritação na mucosa gástrica, que poderia levar, até mesmo, a casos de úlcera gástrica”, afirmou Olmedo. “O consumo em excesso do limão pode ser prejudicial para o esmalte do dente e também causar irritação na mucosa gástrica, que poderia levar, até mesmo, a casos de úlcera gástrica”. Portanto, o limão é ótimo, mas cuidado com a dose.

Justen Celulares