Rui Car
26/04/2021 09h20

Araucária produz 16 pinhas em apenas um galho na Serra Catarinense

Média é de quatro pinhas. Segundo especialistas, essa ocorrência não é comum

Assistência Familiar Alto Vale
Pinheiro com 16 pinhas no interior da Serra catarinense (Foto: Reprodução / NSC TV)

Pinheiro com 16 pinhas no interior da Serra catarinense (Foto: Reprodução / NSC TV)

Delta Ativa

Em Bocaína do Sul, na localidade de Areião, na Serra Catarinense, a quantidade de pinhas em um único galho chamou atenção dos produtores. Pedro Luiz Feldhaus e Guilherme Feldhaus, pai e filho, colheram 16 pinhas de um galho da Araucária, que fica na propriedade deles. Segundo especialistas, essa ocorrência não é comum.

 

Pedro geralmente colhiam quatro pinhas por galho. “Um dia eu peguei a madeira e abri ali, cheguei a conclusão que era 16 pinhas no único galho. Me surpreendeu porque é a primeira vez que acontece, que eu vejo”, disse.

 

Segundo o engenheiro agrônomo e professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Lages Adelar Mantovani, que estuda o manejo da Araucária, não é comum um galho produzir essa quantidade de pinhas.

 

“Nesse caso é bem provável que tenha ocorrido algum tipo de estresse nesse ramo que desencadeou a emissão de muitas estruturas reprodutivas. A gente imagina que seja uma planta que esteja em um lugar privilegiado em termos de nutrição e que consiga manter essa grande quantidade de pinhas em um único ramo”, afirma.

 

Safra do pinhão em Santa Catarina começou no dia 1° de abril — Foto: Reprodução/ NSC TV

Safra do pinhão em Santa Catarina começou no dia 1° de abril (Foto: Reprodução / NSC TV)

 

Safra do pinhão

 

A safra começou no dia 1° de abril. A produção de pinhão em toda Santa Catarina neste ano deve ser 60% maior do que foi registrado em 2020. A previsão é colher 1,4 mil tonelada.

 

A Serra catarinense é a maior produtora do estado, com mais de 3 mil famílias que sobrevivem da atividade.

 

“É a melhor renda que tem na nossa comunidade, porque a lavoura não dá, não adianta outra coisa que nós não vivemos”, disse o produtor Orlei Arruda Melo.

 

O alimento pode ser usado em diversos pratos, até mesmo como tempero em carnes ou para fazer paçoca.


FONTE: G1 SC e NSC TV

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares