Rui Car
21/02/2022 15h31

Asteroide com 400 metros de diâmetro vai passar próximo da Terra nesta segunda (21)

Corpo celeste deve passar pelo planeta por volta das 21h, horário de Brasília

Assistência Familiar Alto Vale
 Foto: VirtualTelescope / Reprodução

Foto: VirtualTelescope / Reprodução

Delta Ativa

O asteroide 1999 VF22, com 400 metros de diâmetro, deve passar pela Terra nesta segunda-feira (21), por volta das 21h, horário de Brasília. Segundo astrônomos, o corpo celeste estará a uma distância de 5,4 milhões de km e que, apesar de distante, é classificado como “potencialmente perigoso”.

 

Segundo a escala da Turim, qualquer asteroide ou meteorito que entrar no raio de 7,4 milhões de km da Terra entra nesta classificação. Apesar disso, o corpo celeste não deve passar perto o suficiente para atingir a Terra, mas sim para facilitar a observação do fenômeno.

 

Professor de Astronomia do Departamento de Geociências da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Paulo Araújo Duarte explica que há lugares que possibilitam uma observação mais clara desse tipo de fenômeno, mas que o ideal, neste caso, é observar por transmissões online .

 

Os melhores locais para observar ao vivo são sempre os mais altos possíveis, onde a atmosfera está mais limpa da poluição. Por sua vez, a observação não é tão fácil. Às vezes pode ser visto em uma cidade e não na  cidade vizinha. Indico assistir a passagem via transmissão online”, finalizou Duarte.

 

A passagem do 1999 VF22 será transmitida pelo Projeto Telescópio Virtual. A transmissão online começará a partir das 21h no site da Virtual Telescope’s WebTv e no canal oficinal do projeto no YouTube.

 

Fonte: ND+
Anuncie Aqui