Rui Car
17/01/2017 16h10 - Atualizado em 17/01/2017 13h56

Até que um app nos separe: advogados criam opção para que casais se divorciem online

Trata-se do primeiro aplicativo espanhol que gerencia divórcios de comum acordo

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Acabaram-se as inesgotáveis papeladas, as visitas contínuas ao advogado, as reuniões entre os envolvidos e as discussões diante do juiz. Se seu casamento não tem mais futuro e você decidiu mudar de vida e permitir que seu parceiro também possa viver tranquilo, você está com sorte: acaba de ser lançado na Espanha um aplicativo para realizar divórcios online.

 

Pode ser que a notícia soe engraçada, mas não é brincadeira. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística local, na Espanha são processados cerca de 100.000 casos de nulidades, separações ou divórcios por ano (uma taxa de 2,2 para cada 1.000 habitantes).

 

De acordo com um recente estudo publicado pela Fundação lusa Manuel dos Santos, a Espanha é o quinto país da Europa com o maior índice de divórcios, atrás apenas de Portugal, Dinamarca, Luxemburgo e República Tcheca.

 

O relatório “Evolução da Família na Espanha 2016”, do Instituto de Política Familiar (IPF), revela que desde que a lei do divórcio foi aprovada, em 1981, foram registradas quase três milhões de separações, e o grupo dos divorciados representa hoje 6% da população adulta espanhola.

 

As férias são uma prova de fogo para os casais em crise. Por isso, na Europa os meses de setembro e janeiro são os mais críticos do ano.
 

Embora os divórcios possam ocorrer em todos os meses, o IPF calcula que na Espanha um novo divórcio seja processado a cada cinco minutos, e ainda que os especialistas apontem os meses de janeiro e setembro como épocas-chave para os relacionamentos, nos primeiros dias do ano, após o feriado de Natal, os casais em crise são mais propensos a optar pela separação.

 

A convivência com as famílias, a quebra da rotina, e os propósitos de mudança, unidos ao início do ano, atuam como um motor de decisão.

 

“Durante as férias os casais passam muito tempo juntos. É quando afloram todos os problemas que estão latentes há muito tempo, e o estresse pode ser o desencadeante final de muitos casamentos,” afirma Ximena Bernaldo de Quirós, advogada e uma das fundadoras do iUrisfy.

 

O iUrisfy é o primeiro aplicativo para celulares e tablets que permite tramitar um divórcio (de comum acordo) em uma plataforma online desenhada “para clientes interessados em gerenciar sua própria justiça,” conforme contam os criadores Ángel G. García, Carmen Cabalga e Ximena Bernaldo de Quirós.

 

Os advogados, com mais de 15 anos de experiência na área, garantem que o aplicativo “é muito mais vantajoso em termos de custos financeiros e emocionais, evitando, sempre que possível, o longo processo até a obtenção de uma sentença, que em muitas ocasiões será injusta e difícil de cumprir por alguma das partes.”

 

“O iUrisfy é o resultado de uma reflexão e tem a certeza de ser o melhor para todos: filhos, mães e pais, e a solução mais reparadora para a família,” acrescentam.

 

Para formalizar o divórcio, é preciso começar fazendo o download do aplicativo no celular, introduzir o número do pacote ou produto escolhido e comprado previamente (a partir de 180 euros por cônjuge) e dar prosseguimento aos passos, de maneira individual.

 

Esta ferramenta inovadora e revolucionária permite que os casais economizem tempo e dinheiro e, sobretudo, evitem problemas.
 
 

O aplicativo vai guiando o usuário por meio de um passo-a-passo simples e prático (apenas cinco), e leva em conta os principais assuntos relacionados ao divórcio, como os bens imobiliários e as pensões dos filhos, para os quais oferece inclusive um simulador.

 

“O que pretendemos com este aplicativo é facilitar ao máximo o trâmite do divórcio, algo tão doloroso e desagradável em muitas ocasiões,” assegura Carmen Cabalga, sócia-fundadora e advogada especializada em direito de família.

 

Além disso, o aplicativo permite entrar em contato diretamente com advogados por videoconferência para tirar dúvidas, além de contar com o simulador de pensão alimentícia mais completo do mercado.

 

De forma rápida inicia-se a negociação do convênio regulador para os casos de divórcios consensuais. Os cônjuges não precisam se deslocar em nenhum momento até o escritório dos advogados ou fórum, exceto no dia da homologação.

 

Ou seja, somente quando os cinco passos estiverem completos, os cônjuges devem comparecer ao tribunal para assinar os documentos referentes ao divórcio. Com o aplicativo, é possível digitalizar um processo longo e incômodo, que até o momento era estritamente presencial.

 

“As necessidades mudaram e nossos processos online garantem custos financeiros e emocionais menores. Nossa plataforma foi pensada para clientes interessados em gerenciar sua própria justiça, e fazer isso de maneira ágil. Realizamos diversos tipos de procedimentos e também temos um serviço especializado para consultas jurídicas, disponível no aplicativo, chamado CONSULTA “1 A 1″. Nossa ideia é fazer do digital uma oportunidade e um sinal de identidade. Queremos ser o primeiro escritório do século XXI,” conclui Ángel G. García, advogado processualista especialista em direito civil e penal, e sócio fundador do iUrisfy.

Justen Celulares