Rui Car
04/04/2019 08h59

Autismo: O que é a síndrome de Asperger e quantas pessoas ela afeta?

Por que os diagnósticos de autismo são mais comuns entre meninos do que meninas?

Assistência Familiar Alto Vale
Por Sabrina Barr - Yahoo!

Por Sabrina Barr - Yahoo!

Delta Ativa

síndrome de Asperger é um transtorno de desenvolvimento que pode tornar mais difícil a interação das pessoas afetadas a um ambiente social. Essa condição é do espectro do autismo, o que significa que pessoas com síndrome de Asperger podem apresentar diferentes níveis dos sintomas.

 

Neste ano, a Semana Mundial de Conscientização do Autismo acontece entre 1 a 7  de abril. O objetivo desse evento é propagar a conscientização sobre o autismo e quebrar os estigmas que cercam as pessoas com essa condição.

 

No ano passado, a estrela de The Chase, Anne Hegerty, e Niall Aslam, do programa Love Island, foram muito elogiados por terem decidido falar abertamente sobre os seus diagnósticos de síndrome de Asperger.

 

Quando Hegerty participou do programa I’m A Celebrity … Get Me Out of Here! (Eu sou uma Celebridade… Me Tire Daqui!), ela explicou que “se sente melhor quando há um sistema, uma ordem bem estruturada para as coisas”, e que estar rodeada de um grupo com muitas pessoas falando o tempo todo “pode se tornar uma fonte de estresse”.

 

O que é a síndrome de Asperger?

A síndrome de Asperger está dentro do espectro do autismo, explica o Autismo NI. Aqueles que foram diagnosticados com síndrome de Asperger podem não ter as mesmas dificuldades de aprendizagem que algumas pessoas com autismo às vezes experimentam, como dificuldades ou atrasos na fala.

 

No entanto, algumas pessoas com síndrome de Asperger ainda podem ter algum nível de dificuldade de aprendizagem e às vezes acham difícil compreender ou processar a linguagem, explica a Sociedade Nacional do Autismo (SNA).

 

A instituição também aponta que a síndrome de Asperger não deve ser vista como uma doença incurável, mas como uma condição que forma um componente integral da identidade de um indivíduo. Geralmente, quem é diagnosticado com síndrome de Asperger apresenta ter níveis médios de inteligência ou até acima disso.

 

De onde vem o termo?

O nome foi dado em homenagem a um pediatra austríaco chamado Hans Asperger, que escreveu sobre crianças que exibiram sinais da doença, em 1944.

 

No entanto, algumas pessoas têm pedido uma alteração no nome, tendo em vista a recente informação sobre a afiliação do médico Hans Asperger ao movimento nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Quais são os sintomas?

Como a síndrome de Asperger é um transtorno do espectro do autismo, o diagnóstico pode ser mais complicado de ser feito, pois os sintomas variam de pessoa para pessoa.

 

Segundo a Autism Initiatives, uma empresa que conecta pessoas e instituições que trabalham com autismo em todo o Reino Unido e Irlanda, os sintomas da síndrome de Asperger incluem dificuldade em compreender a linguagem corporal, não apresentar sinais de empatia, desenvolvimento tardio das habilidades motoras e uma sensibilidade maior.

 

Esses sintomas podem ser reconhecidos na infância quando as crianças com a doença se envolvem em situações sociais que não haviam vivenciado antes.

 

É necessário uma equipe de especialistas para conseguir diagnosticar o Asperger, constata a SNA. Essa equipe pode incluir um fonoaudiólogo, um psiquiatra e um pediatra.

 

O NHS recomenda consultar um médico, caso você desconfie que o seu filho está demonstrando sinais de autismo. Você será encaminhado a um profissional de saúde que pode diagnosticar melhor o caso, se necessário.

 

Quantas pessoas são afetadas por essa condição?

Cerca de uma em cada 100 pessoas no mundo tem autismo. Jane Harris, diretora de assuntos externos da SNA, explica que muitos autistas ainda enfrentam estigma com relação à doença.

 

“Existem cerca de 700.000 autistas como Niall no Reino Unido, mas eles têm a vida limitada devido à falta de compreensão das pessoas acerca dos desafios diários que eles enfrentam”, diz Harris.

 

Harris acrescenta que Aslam desempenhou um “papel importante” na conscientização sobre o autismo quando falou abertamente sobre seu diagnóstico após ter ido ao programa I’m A Celebrity … Get Me Out of Here!

 

Em 2015, um relatório financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates afirmou que aproximadamente 37,2 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela síndrome de Asperger.

 

Por que os diagnósticos de autismo são mais comuns entre meninos do que meninas?

 

O fato de que os diagnósticos de autismo são atualmente mais comuns entre os meninos do que entre as meninas é um dado que tem sido muito pesquisado ao longo dos anos.

 

Em 2015, um estudo conduzido pelo Instituto Kennedy Krieger, em Baltimore, explorou o porquê de meninas serem diagnosticadas com autismo mais tarde que os meninos, investigando os dados de um registro on-line de 50.000 pessoas.

 

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que a maneira como as meninas se comportam às vezes dificulta o reconhecimento de sintomas de autismo, o que faz com que a doença se torne mais fácil de ser detectada só no final da infância ou na adolescência.

 

Harris espera que a decisão de Aslam de falar abertamente sobre seu diagnóstico de síndrome de Asperger depois de ter ido ao programa Love Island (Ilha do Amor) inspire mais pessoas a quererem aprender sobre o autismo.

 

“Realmente esperamos que a revelação do candidato Niall Aslam, do programa Love Island, de que ele é autista, encoraje os fãs a procurarem mais informações sobre o autismo”, diz ela.

 

Você pode encontrar mais informações sobre autismo no site da Sociedade Nacional do Autismo

Justen Celulares