Rui Car
22/08/2022 11h39 - Atualizado em 22/08/2022 11h49

Ave fujona “desfila” por rua e diverte moradores em Pomerode

A espécie é a segunda maior do mundo e surpreendeu ao andar calmamente por bairro da cidade neste fim de semana

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Delta Ativa

A fuga de um animal exótico de uma propriedade de Pomerode divertiu moradores neste fim de semana. Segunda maior espécie de ave terrestre do mundo, a emu “desfilou” pela rua do bairro Wunderwald até ser capturada por populares. 

 

Uma vizinha conta que a ave fica em um pasto ao lado do imóvel do dono. Na noite de sábado (20), o animal aproveitou o portão aberto e saiu em direção à rua. Tranquilo, passeou por alguns metros até ser resgatado por moradores que o levaram de volta para “casa”.

 

O ornitólogo Filipe Poerschke explica que a espécie é endêmica da Austrália e ocorre somente por lá. No Brasil, normalmente é encontrada em zoológicos. Na fase adulta, um emu atinge 1,70 metro de altura, em média. Perde apenas para o avestruz, que é a maior ave terrestre do planeta.

 

Apesar da ave “fujona” ter sido calma durante a aventura dela, Felipe comenta que as emus podem ser bastante agressivas, principalmente na estação reprodutiva. A espécie também é rápida, podendo alcançar uma velocidade de 50 km/h. Ela não voa, mas usa as asas para manter o equilíbrio.

 

A emu de Pomerode mora no local há cinco anos e é descrita pelos vizinhos como uma ave mansa e silenciosa.

 

 

Fonte: Bianca Bertoli / Jornal de Santa Catarina / NSC Total
Justen Celulares