Rui Car
17/07/2017 09h55 - Atualizado em 17/07/2017 08h21

Baleia mata homem que a resgatou logo após ser libertada

Há sérios riscos envolvidos em qualquer tentativa de resgate

Assistência Familiar Alto Vale
HyperScience

HyperScience

Delta Ativa

Um pescador que há anos exercia um trabalho voluntário para ajudar a desenredar baleias ameaçadas de extinção, emaranhadas em redes de pesca, foi atingido e morto por uma delas. O episódio ocorreu em New Brunswick, no Canadá, na segunda-feira, pouco depois de ajudar no resgate da baleia que o atingiu, informou uma agência canadense.

 

O voluntário, Joe Howlett, estava em um navio de do Departamento de Pescas e Oceanos ajudando a cortar linhas para salvar uma baleia franca do Atlântico Norte, disse o ministro do departamento, Dominic LeBlanc, em um comunicado.

 

O Sr. Howlett, que era membro da Campobello Whale Rescue Team, foi atingido logo após a baleia ser libertada e começou a afastar-se a nado do Golfo de St. Lawrence.

 

“Eles conseguiram desembaraçar a baleia totalmente e, em seguida, algo bizarro aconteceu e ela deu um enorme giro”, disse Mackie Green, da equipe, à Canadian Press. Green fundou a equipe de resgate com Howlett em 2002.

 

Ocorrência inédita

Esta foi a primeira fatalidade envolvendo seres humanos na história da Atlantic Large Whale Disentanglement Network, um consórcio de correspondentes autorizados treinados que trabalham ao longo da costa leste do Canadá e dos Estados Unidos, no Centro de Estudos Costeiros em Provincetown, Massassuchests, disse em um Postagem do Facebook.

 

Em sua declaração, o LeBlanc disse que participar de operações de resgate de baleias “requer imensa bravura e uma paixão pelo bem-estar dos mamíferos marinhos” e descreveu o Howlett como um “membro insubstituível da comunidade de resgate de baleias”.

 

Ele acrescentou: “Há sérios riscos envolvidos em qualquer tentativa de resgate. Cada situação é única e as baleias emaranhadas podem ser imprevisíveis”.

Justen Celulares