Rui Car
17/05/2021 10h39

Baleias-jubarte, toninhas e raia aparecem em praia de SC

No início do mês, outras aparições de baleias-jubarte foram registradas no litoral catarinense

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: ProFRANCA / Instituto Australis

Foto: ProFRANCA / Instituto Australis

Delta Ativa

Baleias-jubarte, toninhas e uma raia foram vistas neste sábado (15), na Praia de Itapirubá Sul, em Laguna, sul de Santa Catarina. Membros do Projeto Franca Austral (ProFRANCA) registraram a presença dos animais no mar.

 

Segundo o Instituto Australis, havia três grupos formados por cinco baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae). A equipe do ProFRANCA, que conta com patrocínio Petrobras, foi que se deslocou até o alto do morro de Itapirubá para de lá fazer o monitoramento dos animais. A informação inicial era de que se tratava de baleias-franca, o que poderia ser o anúncio da chegada desta espécie para a temporada reprodutiva na região, que vai de julho a novembro.

 

No início do mês, outras aparições de baleias-jubarte foram registradas no litoral de Santa Catarina, uma na Praia do Campeche, em Florianópolis, e outra na Praia do Mar Grosso, em Laguna. Assim como as baleias-franca, as baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para reproduzir, mas a principal área de concentração das baleias-jubarte é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no sul da Bahia e norte do Espírito Santo, onde são estudadas há mais de 30 anos pelo Projeto Baleia Jubarte.

 

Além das baleias, foram avistadas três toninhas (Pontoporia blainvillei), que são os menores golfinhos que ocorrem na costa brasileira. Assim como a baleia-franca a toninha também está ameaçada: é o golfinho mais ameaçado de extinção do Atlântico Sul Ocidental. De acordo com o Projeto Toninhas, que estuda a espécie há mais de 20 anos, a toninha é uma espécie de águas rasas, sendo encontrada em profundidades de até 50 metros, desde o Espírito Santo, no Brasil, até a Argentina.

 

Próximo a uma das baleias-jubarte foi avistada também uma raia manta, uma das maiores espécies de raia do mundo. De acordo com o Projeto Mantas do Brasil, a espécie comprovadamente incidente no Brasil é a Manta birostris ou Mobula birostris, que pode atingir 8 metros de uma asa à outra e pesar mais de 2 toneladas. A raia manta também é uma espécie ameaçada de extinção, atualmente consta como Vulnerável na lista vermelha mundial. Esta é a primeira vez que a equipe do ProFRANCA avista esta espécie na região.

 

De acordo com Karina Groch, diretora de pesquisa do ProFRANCA, o registro de outras espécies de cetáceos e até mesmo da raia manta avistada hoje é muito importante e pode contribuir para os esforços de conservação realizados pelos projetos que as pesquisam. “As baleias-jubarte já saíram da lista de espécies ameaçadas de extinção e agora com o aumento populacional estão aparecendo com mais frequência em outros locais da costa brasileira”, afirma.


FONTE: SBT NEWS / VIA: SCC10

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE E SOUNDCLOUD.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE DIRETAMENTE NO SEU CELULAR CLICANDO AQUI.

 

Justen Celulares