Rui Car
26/02/2018 10h45 - Atualizado em 26/02/2018 09h10

Beber vinho pode melhorar nossa higiene bucal, diz estudo

A bebida oferece uma série de benefícios

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Além de todos os benefícios que o vinho oferece à saúde, ele pode ser também uma boa escolha para manter a higiene bucal. Segundo estudo recente realizado por cientistas da Spanish National Research Council, a bebida oferece uma série de benefícios aos dentes.

 

Depois de analisar o efeito do polifenol e antioxidantes encontrados no vinho tinto, os pesquisadores descobriram que esses compostos ajudam a evitar que bactérias que podem causar cáries e placa bacteriana se acumulem na gengiva.

 

Os tipos de polifenóis encontrados no vinho benéficos para a boca são o ácido cafeico e p-cumárico, ambos presentes também no café e cranberry. São eles que previnem a presença de micróbios na gengiva.

 

Mas não é por isso que devemos começar a nos embebedar e segundo o estudo, os químicos analisados foram maiores em concentração do que os encontrados na bebida. Os cientistas recomendam o uso de moléculas do vinho tinto em medicamentos preventivos que ajudem a reduzir as doenças bucais.

 

A exposição a esses elementos também precisa ser extensa para alcançar os resultados, uma vez que durante o estudo, os polifenóis tiveram exposição de até 47 horas. Segundo Gunter Kuhnle, professor de nutrição da Universidade de Reading, os compostos identificados são ainda mais abundantes em outros alimentos, como em frutas vermelhas.

Justen Celulares