Rui Car
19/12/2019 08h27

Cabelo precisa de proteção solar?

Como usar protetor solar para cabelo?

Assistência Familiar Alto Vale
Por Ava Freitas - Yahoo!

Por Ava Freitas - Yahoo!

Delta Ativa

Assim como acontece na pele, a radiação ultravioleta tem efeitos negativos sobre o cabelo. Ela destrói as proteínas que compõem os fios, o que os deixam opacos, quebradiços e sem viço. Por isso, cabelo precisa de proteção solar, sim, ainda mais com o verão se aproximando.

 

“Muitas vezes, a pessoa lembra de proteger o fio porque quer preservar a coloração ou o alisamento e esquece o couro cabeludo. Essa parte, assim como a pele do resto do corpo, pode sofrer queimaduras, formação de bolhas, manchas e mesmo câncer de pele”, afirma a dermatologista Flávia Ravelli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

 

Faça do chapéu seu melhor amigo

Flávia afirma que o acessório fornece uma proteção constante e uniforme. É o principal aliado do couro cabeludo e dos fios, se eles estiverem dentro dele. “O chapéu é fundamental principalmente para as pessoas que têm calvície, os idosos e aqueles com couro cabeludo sensível, como crianças e indivíduos de pele clara”, afirma a especialista. Agora se parte do cabelo estiver exposta é preciso associar ao acessório outra forma de proteção.

 

Como escolher um chapéu

Há modelos que já vem com proteção ultravioleta (FPU), assim como roupas. “São itens com proteção alta, em torno de 98% de bloqueio dos raios ultravioleta”, conta Flávia. “Mas qualquer chapéu, qualquer boné tem sua própria proteção, exceto aqueles de trama muito aberta ou feitos de tecidos muito finos”, complementa a dermatologista.

 

Protetor solar para cabelo

Para o caso de se querer reforçar a proteção dos fios, o produto indicado é um protetor solar para cabelos. O rótulo do cosmético trará a informação como contém “protetor solar”, “proteção ultravioleta” ou “protege do sol”. “Além disso, é importante que ele tenha algum outro benefício adicional, que feche as cutículas para deixar a haste do fio menos quebradiça, que hidrate esse fio, que envolva o fio como um todo, deixando o cabelo menos suscetível à quebra”, afirma a dermatologista. Ingredientes como óleos de linhaça e de argan, ácidos graxos e antioxidantes – como Vitamina E, romã e quinoa – são componentes interessantes para um produto como esse.

 

A médica explica que não existe estudos sobre qual seria o FPS mínimo para um protetor solar para cabelo. “O cabelo em si é feito de queratina [uma proteína] e está morto. Não corre o risco de desenvolver câncer de pele. Por isso, julgo que um FPS 15 para cima está de bom tamanho.” 

 

Como usar protetor solar para cabelo

Há opções de protetores que podem ser usados no cabelo seco ou úmido. O cosmético tem de ser aplicado sempre que a pessoa for se expor ao sol. A reaplicação deve ser feita a cada duas horas, como no caso dos filtros solares para pele. Depois de um mergulho no mar ou na piscina, é precisa lavar os fios com água doce e fazer a reaplicação. “O uso traz benefícios principalmente para quem tem cabelo mais fino e com tendência à quebra, como os cacheados”, diz a dermatologista.

 

Coloração e alisamento

Se você faz uso de um desses procedimentos químicos, o protetor solar para cabelo pode ser um importante aliado. “Esse cosmético faze com que a cor dure mais, pois evita a oxidação dos pigmentos. Beneficia também os fios alisados, que são mais suscetíveis à quebra”, explica Flávia. 

Justen Celulares