Rui Car
21/06/2017 11h37 - Atualizado em 21/06/2017 08h21

Cabelos grisalhos estão associados a um maior risco de doenças cardíacas em homens

As duas condições podem parecer não ter relação uma com a outra

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

De acordo com um estudo apresentado recentemente na EuroPrevent 2017, os cabelos grisalhos estão associados a um maior risco de doenças cardíacas nos homens. Para o estudo, os pesquisadores analisaram quão comuns os cabelos grisalhos eram em pacientes com doença arterial coronariana, com o objetivo de descobrir se este poderia ser considerado um fator de risco. Eles analisaram 545 homens adultos, em sua maioria com idades entre 50 e 60 anos, que tinham suspeitas de doenças cardíacas. Todos os participantes fizeram exames de diagnóstico por imagem. Os homens foram divididos em dois grupos, dependendo de terem ou não doenças cardíacas e da sua quantidade de cabelos grisalhos ou brancos. Os pesquisadores também coletaram informações sobre os fatores de risco tradicionais, como hipertensão, diabetes, o hábito de fumar e um histórico familiar da doença.

 

As descobertas foram as seguintes: As pessoas que tinham partes iguais de cabelos da cor natural e cabelos brancos ou grisalhos, tinham um risco maior de doença arterial coronariana do que os participantes que tinham pouco ou nenhum cabelo branco. Isso também era verdadeiro, independentemente da idade e de outros fatores de risco. As pessoas que foram diagnosticadas com doenças cardíacas também tinham uma probabilidade significativamente maior de ter cabelos grisalhos ou brancos do que aqueles que não tinham doenças cardíacas.

(Foto: Getty Images)
 

As duas condições podem parecer não ter relação uma com a outra, mas os pesquisadores afirmam que a aterosclerose, uma doença na qual há um acúmulo de gordura, colesterol e outros resíduos nas paredes arteriais do indivíduo, e o surgimento de cabelos grisalhos têm mecanismos semelhantes, como a dificuldade de reparar o DNA, o estresse oxidativo, a inflamação, e alterações hormonais. “A aterosclerose e os cabelos grisalhos ocorrem a partir de caminhos biológicos similares, e a incidência de ambos aumenta com a idade,”, disse, num comunicado de imprensa, Irini Samuel, cardiologista da Universidade do Cairo, no Egito, que trabalhou no estudo. “Nossas descobertas sugerem que, independentemente da idade cronológica, os cabelos brancos indicam a idade biológica e podem ser um sinal de alerta de um risco cardiovascular mais alto”.

 

Allan Stewart, diretor de cirurgia aórtica no hospital Mount Sinai, em Nova Iorque, disse ao Yahoo Beauty que as descobertas são “muito surpreendentes”. Os cabelos grisalhos são um marcador da idade, que também é um fator de risco para as doenças cardíacas, mas segundo ele, há muitas pessoas que têm cabelos brancos precoces. “Seu corpo pode estar sujeito a outros fatores de envelhecimento, incluindo a doença arterial coronariana, se seus cabelos grisalhos surgirem precocemente,” disse ele.

 

Richard Wright, cardiologista do Centro de Saúde Providence Saint John em Santa Mônica, Califórnia, disse ao Yahoo Beauty que isso também pode se aplicar às mulheres. Ele explicou que os pesquisadores provavelmente escolheram estudar os homens pois eles tendem a ter cabelos brancos mais cedo, e seria mais difícil estabelecer uma correlação no caso das mulheres.

 

Apesar disso, Ragavendra Baliga, cardiologista do Centro Médico Wexner, da Universidade Estadual de Ohio, disse ao Yahoo Beauty que as pessoas não devem entrar em pânico pensando em seu risco de desenvolver doenças cardíacas caso tenham cabelos grisalhos. Embora os pesquisadores tenham encontrado uma associação entre ambos, eles não determinaram que ter cabelos brancos pode causar doenças cardíacas (e vice-versa).

 

Baliga ressalta que os cabelos brancos não são um risco modificável – ou seja, você não pode fazer nada para evitá-los – mas há coisas que você pode fazer para reduzir seu risco de desenvolver doenças cardíacas, como praticar exercícios regularmente, comer bem, manter seus níveis de colesterol sob controle e não fumar. E não, tingir seus cabelos não irá afastar um possível ataque cardíaco.

 

Se você tem cabelos grisalhos, mantém hábitos saudáveis em relação à saúde cardiovascular, e ainda assim está nervoso com a possibilidade de ter doenças cardíacas, Wright diz que você pode conversar com seu médico para fazer exames e avaliar seu coração. O especialista será capaz de decidir se é justificável iniciar algum tratamento mais agressivo, como tomar uma aspirina diariamente.

 

No entanto, Stewart ressalta que não há motivo para ficar aflito por causa das descobertas. “Ter cabelos brancos precoces não significa que você terá um ataque cardíaco amanhã”.

 

 

Korin Miller

Yahoo Beauty

Justen Celulares