Rui Car
02/02/2018 15h10 - Atualizado em 02/02/2018 13h57

Caminhar 10 mil passos ao dia faz bem à saúde? Descubra

É como diz o ditado: devagar e sempre!

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Dizem que caminhar 10 mil passos por dia pode trazer diversos benefícios à saúde, mas será que isso é realmente verdade? Um jornalista de medicina resolveu investigar os supostos benefícios proporcionados por essa ação para um documentário da BBC One.

 

Michael Mosley, junto com o professor da Sheffield Hallam University, Rob Copeland , conduziram uma pesquisa para colocar essa afirmação à prova. Primeiramente, ele quis saber de onde surgiu essa crença e descobriu que o termo foi usado pela primeira vez nas Olimpíadas de Tóquio de 1964.

 

Com base no trabalho de Yoshiro Hatano, uma empresa criou um dispositivo chamado Manpo-Kei (10 mil passos), para incentivar os japoneses a se tornarem mais ativos. Michael então decidiu comprovar se essa ideia ainda se aplica aos dias atuais.

 

Ele conduziu um experimento com participantes de uma fábrica em Sheffield e metade do grupo deveria ter como objetivo alcançar os 10 mil passos por dia (o equivalente a 8,04 quilômetros). A outra metade deveria realizar três caminhadas de 10 minutos ao dia, uma distância equivalente a 2,41 quilômetros e apenas 3 mil passos.

 

Mesmo tendo se exercitado menos, o segundo grupo saiu na frente quando o assunto é benefícios à saúde e essa prática foi considerada a mais vantajosa de atividade física. “O grupo que fez três caminhadas de 10 minutos ao dia realizou 30% mais ‘atividades físicas moderadas a intensas’, mesmo se mexendo por menos tempo”, afirmou Rob.

 

Segundo ele, fazer atividades moderadas faz com que a pessoa obtenha maiores benefícios. Além disso, os participantes acharam mais fácil encontrar tempo para fazer as três caminhadas do que para alcançar os 10 mil passos. Então é como diz o ditado: devagar e sempre!

Justen Celulares