Rui Car
26/02/2019 15h10 - Atualizado em 26/02/2019 14h37

Campanha de marca britânica quer aumentar autoconfiança das mães em relação a seus corpos

51% das mães usam filtros quando publicam suas fotos nas redes sociais

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Uma nova campanha lançada pela marca britânica Mothercare quer desafiar as imagens irreais das novas mães e de seus corpos pós-parto.

 

A campanha, que se chama Body Proud Mums (Mães Orgulhosas de seus Corpos, em tradução livre), conta com uma série de 10 imagens que serão exibidas em diversos locais de Londres mostrando mulheres que se tornaram mães recentemente e seus corpos “reais” após a gravidez e o parto – com cicatrizes, estrias e tudo mais.

 

De acordo com uma nova pesquisa realizada pela marca de produtos para bebês e crianças, mais da metade das novas mães dizem que não se sentem orgulhosas de seus corpos depois de dar à luz.

 

A pesquisa também revelou que mais de 80% das mães do Reino Unido já compararam seus corpos pós-parto com imagens nada realistas, e um quarto delas se sente pressionada pela mídia.

 

Além disso, no grupo de mulheres com idades entre 18 e 25 anos, 90% afirmaram que esperam que seus corpos possam competir com o de celebridades e pessoas famosas.

 

Como consequência, 51% das mães usam filtros quando publicam suas fotos nas redes sociais para esconder o que não gostam.

 

No que diz respeito à representatividade, cerca de 61% das mães sentem que sua experiência, durante a gravidez e o pós-parto, não é apresentada na mídia.

Eleanor e seu bebê (Sophie Mayanne c/o Mothercare)
 

Além disso, a autoconfiança em relação ao corpo foi citada como um problema para as mães da Irlanda do Norte, onde 67% das participantes relataram sentir vergonha de ficar nuas em frente aos seus parceiros.

 

Linda Papadopulous, psicóloga e autora, elogiou a campanha.

 

“A forma como nós vemos e avaliamos a nossa aparência e a nossa ‘autoimagem corporal’ pode afetar significativamente nossos pensamentos, sentimentos, comportamentos e qualidade de vida”.

 

“Esta campanha espera reduzir a pressão que as novas mães podem estar sentindo ao celebrar as mudanças corporais que ocorrem com a maternidade, em vez de tentar escondê-las”.

 

Natesha e seu bebê (Sophie Mayanne c/o Mothercare)
 

“Frequentemente demonstramos compaixão pelos outros, mas não conseguimos demonstrar por nós mesmas quando pensamos sobre como nos sentimos em relação a nossos corpos”.

 

Clemmie Hooper, parteira, mãe e dona do perfil do Instagram mother_of_daughters, também ficou feliz com a representação mais realista das mães.

 

“Eu sinto que a mídia está começando a fazer uma transição positiva ao tocar nesse assunto e celebrar os corpos das mulheres que tiveram filhos,” postou ela no Instagram.

 

“Eu adoraria ver imagens como estas nas maternidades e casas de parto. Imagine o quão poderosa esta mensagem poderia ser,” ela disse.

 

A fotógrafa Sophie Mayanne, que em 2017 prometeu nunca fazer fotoshop nas modelos em suas fotos, foi a escolhida para dar vida à campanha.

 

Mayanne disse: “O objetivo é que mães de todas as formas e tamanhos consigam se identificar com estas fotos de uma maneira ou de outra, e se sintam mais autoconfiantes em relação a suas imperfeições”.

 

 

Joanna Whitehead

The Independent

Justen Celulares