Rui Car
14/09/2017 09h05 - Atualizado em 14/09/2017 08h37

Chás detox promovidos nas redes sociais podem ser perigosos

Especialistas destacaram os perigos de tomar chás “detox” contendo sene

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

O Instagram está cheio de imagens de blogueiras e influenciadores com o corpo perfeito, falando sobre os benefícios dos chás detox, que prometem ajudar a perder peso, reduzir o inchaço e limpar seu sistema, num curto período de tempo.

 

A indústria é predominantemente divulgada nas redes sociais, com estrelas de reality shows, musas fitness e até celebridades de Hollywood, como Demi Lovato, elogiando a “limpeza” e a “desintoxicação” promovidas por estes chás para seus seguidores, por valores desconhecidos, tipicamente com a presença de hashtags como #ad, indicando que se trata de um anúncio, ou um post patrocinado.

 

No entanto, isso pode mudar em breve, no Reino Unido, já que a ASA, órgão britânico que regula as propagandas no país, fez uma reclamação formal a respeito de um anúncio do chá Flat Tummy Tea promovido no Instagram por Sophie Kasaei, estrela do programa ‘Geordie Shore’.

 

(Instagram/SophieKasaei_)
(Instagram/SophieKasaei_)
 

A publicação, feita na semana passada, foi deletada, mas mostrava Sophie segurando sachês do chá e afirmando que por causa dele havia conseguido reduzir a retenção de líquidos e diminuir a barriga.

 

ASA afirma que a Nomad Choice, empresa responsável pelo Flat Tummy Tea, “não tem dados científicos para sustentar suas afirmações de que os ingredientes do chá podem ajudar a perder o peso decorrente da retenção de líquidos” e, portanto, está violando as normas que regem as propagandas no país.

 

“Existem regras de publicidade rigorosas, em torno das alegações de saúde, que podem ou não ser feitas para alimentos e bebidas. Estas regras se aplicam igualmente às afirmações feitas por influenciadores em nome das marcas. No caso do post no Instagram promovendo o Flat Tummy Tea, elas não foram listadas como reivindicações autorizadas e, portanto, quebraram as regras de publicidade,” disse um porta-voz da ASA ao The Independent.

 

O anúncio acabou sendo banido da rede social.

 

Especialistas destacaram os perigos de tomar chás “detox” contendo sene, planta que está presente no produto Flat Tummy Tea, já que ela é classificada pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido como um medicamento usado para tratar a prisão de ventre.

 

 

Olivia Petter

Justen Celulares