Rui Car
13/12/2021 15h34

Chuva de meteoros poderá ser vista no céu em SC nesta terça (14); saiba onde e quando observar

Fenômeno, chamado de Geminídeos, atinge o pico por volta das 03h

Assistência Familiar Alto Vale
Chuvas de meteoros ocorrem com frequência e são geralmente associadas à passagem de cometas (Foto: Observatorio Espacial Heller & Jung / Divulgação)

Chuvas de meteoros ocorrem com frequência e são geralmente associadas à passagem de cometas (Foto: Observatorio Espacial Heller & Jung / Divulgação)

Delta Ativa

Na madrugada desta terça-feira (14), os catarinenses poderão observar a última chuva de meteoros do ano. O fenômeno, chamado de Geminídeos, é originário da Constelação de Gêmeos e ocorre anualmente. Entenda como acontece e saiba como observar.

 

As chuvas de meteoros ocorrem com frequência e são geralmente associadas à passagem de cometas, explica o astrônomo Silvino Souza. Esse, porém, é um pouco diferente porque não está associado a um cometa, mas a um asteroide que foi descoberto em 1983, chamado 3200 Phaethon.  

 

Esse asteroide tem uma órbita que passa muito próximo da terra e deixa bastante fragmentos. No período entre 7 a 17 de dezembro, a terra está passando no rastro desses fragmentos. No dia 14 ocorre o pico máximo, porque a terra vai estar exatamente no meio no rastro de detritos. Alguns caem com maior intensidade e acabam brilhando mais“, explica o astrônomo.  

Veja dicas para observar a chuva de meteoros:

 

– Procurar lugares escuros, abertos, longe das luzes da cidade; 

 

– Não é necessário ter binóculos ou telescópios: o melhor é a olho nu; 

 

– Horário ideal é por volta das 03h da manhã desta terça-feira (14), depois que a lua se põe, pois não terá interferência da luz dela.

 

Fonte: Fernanda Mueller / Diário Catarinense / NSC Total
Justen Celulares