Rui Car
24/05/2017 10h45 - Atualizado em 24/05/2017 08h26

Cientistas descobrem que o padrão de sono dos homens pode afetar a sua fertilidade

Homens, fiquem atentos

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Homens, fiquem atentos: se vocês estão dormindo pouco, ou até se estão dormindo demais, isso pode estar impactando negativamente a sua fertilidade.

 

De acordo com um novo estudo, a forma como você dorme e a duração do sono, não apenas afetam o seu relacionamento, mas também têm uma influência sobre a sua fertilidade.

 

Pesquisadores da Harbin Medical University, na China, descobriram uma forte conexão entre a qualidade do sono dos homens e a saúde (e número) de seus espermatozoides são.

 

O estudo, publicado na revista científica Medical Science Monitor, sugeriu que os homens que dormem menos de seis horas por noite, que vão dormir após a meia-noite, ou que dormem mais de nove horas todos os dias, têm uma probabilidade maior de apresentar um esperma de baixa qualidade.

 

Para o experimento, os pesquisadores separaram 981 participantes do sexo masculino que tinham rotinas saudáveis de sono em três grupos: um grupo que ia para a cama entre as 20h e 22h, outro entre as 22h e a meia-noite, e o terceiro após a meia-noite.

 

Os indivíduos de cada grupo foram orientados a dormir menos de seis horas de sono, entre sete e oito, ou nove (ou mais horas) por noite.

 

Após examinar amostras regulares de sêmen dos participantes, os pesquisadores concluíram que passar a noite em claro não é bom para as taxas de sobrevivência e presença geral dos espermatozoides.

 

Basicamente, os homens do estudo que foram para a cama após a meia-noite e os que dormiram menos de seis horas de sono, apresentaram reduções significativas na contagem de espermatozoides, taxas de sobrevivência mais baixas, e redução da motilidade (quão bem eles se movem).

 

Os pesquisadores também analisam a produção de anticorpos antiespermatozoides (ASA) no sêmen. Estes anticorpos surgem naturalmente e podem causar problemas de fertilidade. E a análise encontrou uma presença muito maior de ASA nos homens que não dormiram o suficiente.

 

Dormir mais de nove horas por noite também pode impactar negativamente a fertilidade masculina [Foto: Pixabay via Pexels]
 

Não pense que você pode “colocar as coisas no lugar” dormindo durante o final de semana inteiro, pois os homens que dormiram mais de nove horas de sono também apresentaram uma redução na saúde geral de seus espermatozoides.

 

Falando sobre as descobertas, a professora Geeta Nargund, diretora médica do Create Fertility, disse ao HuffPost UK que o estudo parece dar mais peso a outras pesquisas que encontraram uma ligação entre perturbações do sono e a qualidade do esperma nos homens.

 

No entanto, ela acredita que novos estudos são necessários para “entender as possíveis explicações e avaliar se a qualidade do esperma melhora, após intervenções para restaurar os padrões de sono,” ela disse.

 

“Nos casos em que for necessário, precisamos alertar os homens para que melhorem seu estilo de vida e possam proteger a sua fertilidade”.

 

Dormir melhor não é a única maneira de ajudar a melhorar a fertilidade masculina; no começo deste ano falamos sobre um novo aplicativo que permite que os homens verifiquem sua contagem de espermatozoides em casa, sem a necessidade de equipamentos laboratoriais.

 

Então, se você está tentando engravidar, peça que seu parceiro pare de ver fotos no Instagram às 2 horas da manhã e vá dormir. A fertilidade dele pode depender disso.

 

 

Marie Claire Dorking

Yahoo Style UK

Justen Celulares