Rui Car
31/10/2018 11h30 - Atualizado em 31/10/2018 08h10

Cientistas descobrem que a voz da mãe tem mais eficácia em acordar uma criança do que um alarme de incêndio

As crianças são reconhecidamente resistentes em acordar por um som após dormirem

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

O som da voz da mãe tem mais chance de acordar uma criança durante um alerta de incêndio do que o som alto de um alarme, segundo um estudo recente. Se é difícil fazer com que as crianças saiam da cama em dias comuns, imagine durante uma situação de emergência.

 

Pesquisadores do Hospital Infantil Nationwide em Columbus, Ohio, decidiram investigar se a gravação da voz da mãe seria mais eficaz em acordar uma criança do que um barulho comum emitido por um alarme de incêndio.

 

A equipe avaliou 176 crianças em um centro de pesquisa do sono da capital do estado, sendo todas elas com idade ente cinco a doze anos. Eles realizaram o estudo usando gravações de três “alarmes maternos” em cada um dos participantes, além do alarme de incêndio.

 

Publicados no Jornal dos Pediatria, os resultados da pesquisa indicaram que as crianças participantes apresentaram uma probabilidade três vezes maior de acordar com o som da voz da mãe, do que com um alarme agudo.

 

Além do mais, os pesquisadores também descobriram que as crianças que acordaram com o som da voz da mãe, conseguiram “fugir” do quarto onde estavam dormindo em aproximadamente 18 a 28 segundos, enquanto que as crianças despertas pelo alarme de incêndio levaram cerca de cinco minutos para sair do quarto.

 

“As crianças são reconhecidamente resistentes em acordar por um som após dormirem”, disse o Dr. Mark Splaingard, diretor do centro de distúrbios do sono do hospital e co-autor do estudo.

 

“Nós conseguimos descobrir um som de alarme que reduz o tempo necessário para que muitas crianças acordem.”

 

Sabrina Barr

The Independent

Justen Celulares