Rui Car
17/05/2017 17h10 - Atualizado em 17/05/2017 13h45

Cientistas dizem que sorrir faz você parecer mais velho

Você deve parar de sorrir para parecer mais jovem?

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

A ciência descobriu a arma mais simples e barata na luta contra o envelhecimento: Parar de sorrir.

 

Segundo um estudo publicado em maio de 2017 pela revista Psychonomic Bulletin & Review, pessoas que sorriem parecem ser dois anos mais velhas do que sua idade real. Ao contrário disso, pessoas que aparentam surpresa, parecem mais jovens.

 

“Não há dúvida de que, quando as pessoas sorriem, elas parecem felizes e alegres. Ambas as coisas são associadas à juventude”, disse o coautor do estudo, Melvyn Goodale, diretor do Brain and Mind Institute na Western University em Ontario, Canadá, ao Yahoo Beauty. “Mas essa suposição pontuou as pesquisas anteriores sobre o ato de sorrir”.

 

No estudo, Goodale e sua equipe mostraram imagens de três expressões faciais aos participantes: uma pessoa sorrindo, outra neutra e uma terceira aparentando surpresa. Feito isso, foi pedido que os participantes adivinhassem a idade de cada rosto nas imagens. “O mais impressionante foi que, quando procuramos saber as percepções dos participantes sobre os rostos, eles se recordaram erroneamente de identificar os rostos sorridentes como sendo os mais jovens”, disse Goodale em um comunicado de imprensa. “Eles se mostraram completamente cegos ao fato de que haviam “envelhecido” os rostos sorridentes. Suas percepções e crenças se mostraram opostas”.

 

Kim Kardashian raramente sorri em fotos para evitar rugas. (Foto: Getty Images)
 
 

Por que uma aparência feliz faz os as pessoas parecerem mais velhas, ao menos na nossa mente? A culpa é das rugas que aparecem ao redor dos olhos quando as pessoas sorriem, devido à falta de glândulas de oleosidade nessa área, das expressões faciais e do processo natural de envelhecimento.

 

Por outro lado, a expressão facial de surpresa suaviza quaisquer linhas de expressão. “Quando as pessoas parecem surpresas, podem até franzir as sobrancelhas, mas não é isso que as pessoas observam”, diz Goodale ao Yahoo Beauty. “O foco da percepção vai para os olhos e as rugas ao redor delas. Quanto mais você sorri, mais rugas você terá ao redor dos olhos”.

 

Kim Kardashian sabe disso há tempos. Em 2014, ela compartilhou uma foto sua, sorrindo (algo muito raro), no Instagram com a seguinte legenda: “Estão vendo? Eu sei sorrir… Até mesmo gargalhar, de vez em quando. Nada muito frequente, pois isso causa rugas”.

 

Tess Christian, uma mulher de 50 anos de idade com uma pele incrivelmente suave, tomou algumas medidas bastantes extremas para combater as linhas de expressão: em 2015, ela contou ao Daily Mail que sua decisão de não sorrir, tomada aos 10 anos de idade, impediu que ela tivesse sequer uma ruga.

 

Mas Diane von Furstenberg tem uma perspectiva diferente e mais saudável sobre o assunto, que ela escreveu no livro The Woman I Wanted To Be, de 2014: “Na minha face envelhecida, enxergo a minha vida. Cada ruga, cada linha de expressão, cada sinal de envelhecimento. … Meu rosto reflete o vento, o sol, a chuva e a poeira das viagens que já fiz. Meu rosto carrega todas as minhas memórias. Por que deveria eu apagá-las?”

 

Nós não poderíamos concordar mais. A boa notícia? Outro estudo descobriu que pessoas que sorriem são tidas como mais engraçadas, espontâneas e mais autênticas do que suas contrapartes.

 

 

Elise Solé

Yahoo Beauty

Justen Celulares