Rui Car
02/10/2017 09h05 - Atualizado em 02/10/2017 08h28

Cientistas sugerem que fazer exercícios pode aumentar o autocontrole na dieta

Fazer exercícios parece ter um efeito psicológico

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Pessoas que combinam uma dieta saudável com uma rotina de exercícios são as mais bem-sucedidas na perda de peso – e agora a ciência mostrou por quê.

 

Fazer exercícios parece ter um efeito psicológico, que aumenta o autocontrole das pessoas – tornando-as menos propensas a comer um docinho depois da academia.

 

Pesquisadores da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, descobriram que a atividade física pode melhorar a capacidade de auto controle das pessoas, principalmente na habilidade de escolher uma recompensa a longo prazo, e não uma imediata.

 

Esta habilidade de controlar a impulsividade, pode ter importantes implicações naqueles que estão tentando combater a obesidade, o vício em jogos de azar e até o abuso de substâncias, de acordo com os pesquisadores.

 

Durante um estudo de dois meses, os pesquisadores analisaram a habilidade dos voluntários de controlar sua impulsividade – e descobriram que ela melhorou nas pessoas que praticavam exercícios.

 

Michael Sofis, da Universidade de Kansas, disse: “Há um tipo específico de tarefa chamada ‘delay discounting’ (ou ‘atraso de desconto’, em tradução livre) em que os indivíduos são apresentados a uma série de escolhas entre recompensas menores/que chegarão mais cedo, ou maiores/mais tarde”.

 

“Isso é algo que todos nós experimentamos em nossas vidas. Você quer um pouco de dinheiro agora, ou prefere esperar e ganhar uma quantia maior depois? O grau com que se escolhe essa recompensa menor/mais cedo é medido pela impulsividade.”.

 

“Nós trabalhamos com pessoas de diferentes idades, IMCs, patamares de renda e níveis de saúde mental, e esses estudos sugeriram que quase todas elas obtiveram alguma melhora no controle da impulsividade. Se você fizer exercícios regularmente, é provável que também note mudanças positivas”.

 

 

Rob Waugh

Justen Celulares