Rui Car
21/09/2017 10h45 - Atualizado em 21/09/2017 08h22

Coala é encontrado em eixo de roda de carro depois de viagem de 16km

A espécie de coalas aparece como animal vulnerável na lista de espécies ameaçadas

Assistência Familiar Alto Vale
HypeScience

HypeScience

Delta Ativa

Uma coala fêmea muito forte sobreviveu a uma perigosa jornada de 16km agarrada ao eixo da roda de um veículo 4×4 no sul da Austrália.

 

Sem notar a presença do animal inicialmente, o motorista dirigia em uma estrada cheia de curvas na região montanhosa de Adelaide Hills. Outros passageiros davam sinal de luz, mas ele não notou nada de estranho no carro até parar no acostamento para verificar o que estava acontecendo. A coala estava gritando e parecia estar machucada.

 

Ao notar o marsupial escondido atrás da roda, o motorista ligou para o resgate de coalas Fauna Rescue, que por sua vez precisou da ajuda dos bombeiros locais para desmontar a roda do carro para acessar o animal.

 

“Eu podia enxerga-la atrás da roda mas não tinha ideia, até tirarmos a roda, se ela tinha ossos quebrados ou o que estava acontecendo”, diz a protetora de coalas Jane Brister. “Eu podia cheirar pelo queimado. Estava muito quente ali”.

 

A coala de seis anos foi batizada de Kelli em homenagem ao bombeiro que a ajudou, e foi levada para a sede do Fauna Rescue para ser tratada. Depois de ser examinada, foi constatado que seu estado de saúde estava supreendentemente muito bom, com apenas ferimentos leves.

 

Mas essa história não teve um final 100% feliz. Kelli estava lactando e o pelo de suas costas estava embaraçado, sinal de que um Joey, ou bebê coala, estava agarrado ali.

 

“Procurei por ele naquela noite, no dia seguinte e no próximo, mas nunca o encontrei”, lamenta Brister. “Depois de tudo o que ela passou, ainda perdeu seu Joey”.

 

A espécie de coalas aparece como animal vulnerável na lista de espécies ameaçadas, com uma estimativa de declínio de 28%. As principais ameaças para a espécie são a destruição dos habitats, seca, doenças e incêndios florestais.

 

Depois de alguns dias de observação, Kelli recebeu uma etiqueta e foi solta na natureza. [Science Alert]

Justen Celulares