Rui Car
19/07/2017 13h42

Coisas que você só sabe quando tem três filhos

Você vai precisar comprar uma versão maior de tudo

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

No começo de sua viagem real à Polônia com seus filhos, a Duquesa de Cambridge recebeu um presente para um recém-nascido de um fã polonês, e disse ao marido brincando: “Nós teremos que ter mais bebês”. A frase rapidamente foi considerada uma pista de que um terceiro filho pode estar a caminho – afinal, ela tem dois irmãos e tendemos a reproduzir a configuração familiar com que estamos acostumados (eu falo por experiência própria: tenho dois irmãos, sou casada com um homem que tem dois irmãos, e produzimos um trio juntos).

 

Todos os pais de dois filhos que eu conheço se perguntam se devem aumentar a família quando o mais novo finalmente começa a dormir a noite inteira. Antigamente (hoje meus filhos têm 13, 10 e 9 anos), eu lhes dizia que só fizessem isso se tivessem muita, muitacerteza. Eu falava sobre o barulho, o aumento dos gastos, o caos – o que talvez não se aplique tanto à família real – e sobre como tudo isso nos destruía, e provavelmente voltará a destruir quando passarmos da infância à adolescência.

 

É o dobro do trabalho de ter dois

Sim, eu sei que qualquer criança em idade escolar seria capaz de apontar o erro na minha matemática, mas é verdade. Dois filhos representam o dobro do trabalho de um, e três filhos dobram o nível de dificuldade em relação a ter dois. Há algo nos números ímpares que complica tudo. Nós temos duas mãos; há apenas, no máximo, dois pais; as ofertas especiais na embalagem do cereal para entrar com desconto na Legoland são apenas para duas crianças.

Você vai precisar de um carro maior se tiver três filhos. Crédito: Westend61/Westend61
 

Você vai precisar comprar uma versão maior de tudo

Aquele Prius que você dirige pela cidade terá que ser aposentado. Quem você quer enganar com sua preocupação com a sustentabilidade, se fez a coisa mais agressiva para o meio ambiente se reproduzindo além da conta? E aí você pensa, já que vai comprar um carro maior, é melhor comprar um com sete lugares, e antes que você perceba, estará dirigindo uma van e dando carona a todas as crianças até o treino de futebol e às festas de aniversário.

Três crianças podem congestionar a casa. Crédito: Andrew Crowley/Andrew Crowley
 

O carro é caro, mas não é nada comparado com a casa

Já é difícil encontrar bons apartamentos de dois quartos, os de três quartos já ocupam outra categoria, mas não há salto maior do que chegar aos quatro quartos, caso você queira que cada filho tenha o seu próprio. Talvez seja melhor deixar as crianças criarem suas próprias “muralhas” improvisadas para dividir os dormitórios.

O lugar que você provavelmente mais irá visitar com três crianças. Crédito: Chris Radburn/PA
 

Você vai visitar o Pronto-Socorro com muita frequência

A combinação de uma criança extra e uma habilidade reduzida de ficar de olho em todas elas é letal. Nosso filho mais velho já foi tantas vezes ao hospital que agora eles o levam a uma salinha separada para perguntar se ele precisa de uma assistente social. Nossa mais nova puxou um banquinho elegante, mas muito pesado em seu rosto e eles tiveram que chamar o cirurgião maxilofacial. A do meio, numa tentativa desesperada de obter atenção, enfiou um lápis tão profundamente em seu ouvido que foram necessários dois médicos e três instrumentos para removê-lo.

Brigas constantes. Crédito: Christina Kennedy/Alamy 
 

Com três, tudo tem uma chance 50% maior

Isso inclui ter uma criança doente, ou de folga da escola, quando você não pode sair do trabalho. Uma chance 50% maior de que alguém tenha catapora logo antes de uma viagem de férias. Uma chance 50% maior de que alguém vomite nos lençóis. Você entendeu a ideia.

Há mais crianças do que adultos. Crédito: BBC / Hat Trick/BBC / Hat Trick
 

Sua família e um dos seus filhos estão sempre “no meio”

As famílias realmente elegantes (ou irresponsáveis, ou os dois) têm quatro ou mais filhos, para mostrar o quanto são férteis e ricos. Os sensatos têm dois. Você, com seus três filhos, não chega a ser uma família grande, mas também não é uma família “normal”. Aparentemente passar de dois para três é a transição mais estressante, porque quando alguém tem quatro, para de se importar com certas coisas. De forma similar, uma das crianças sempre está no meio. Ele ou ela precisa se sentar no assento do meio no carro, sem uma janela ao seu lado, e isso se repete em muitos eventos da vida.

As pessoas podem tirar conclusões erradas a respeito da sua decisão de ter um terceiro filho. Crédito: Kelvin Murray/Kelvin Murray 2015
 

Todo mundo faz suposições sobre por que você vai ter um terceiro filho

Se você tem dois do mesmo sexo, eles dirão que você está tentando obter o que “falta”, como se as crianças fossem adesivos de álbum de figurinhas. Se você não conseguir produzir o menino/menina dos sonhos dos outros, enfrentará olhares de empatia que não foram solicitados.

Amy Chua: a mãe mais envolvida? Crédito: ERIN PATRICE O’BRIEN /WSJ
 

Há níveis maiores de envolvimento dos pais na vida moderna

Não é porque seus próprios pais lidaram bem com a situação que você também conseguirá fazê-lo. Lembre-se de que ser pai ou mãe nos anos 70 e 80 era diferente do que acontece hoje. Eu não me lembro dos meus pais se envolvendo muito em minha educação ou vida – contanto que nós recebêssemos comida e água, seu trabalho estava feito. Mas agora, todos os dias trazem uma nova folha A4 da escola requerendo assinaturas, dinheiro, fantasias para festas, ajuda dos pais. O pior é que não fica mais fácil com o passar do tempo. Quando eu era nova, ninguém nem sonhava que seus pais comparecessem aos dias dedicados a visitas na universidade. Agora, as faculdades montam eventos especiais para pais e mães com lanches deliciosos e tudo.

A Duquesa de Cambridge – será que ela tentará um terceiro filho? Crédito: JULIAN SIMMONDS/TMG
 

Em um certo ponto, você dirá que tudo vale a pena e que não queria nada diferente do que tem

E é verdade. Eu amo a variedade de relacionamentos diferentes que meus filhos podem ter uns com os outros e a forma como eles se transformam numa gangue bonitinha contra nós. Além disso, como alguém mais sábio do que eu disse uma vez, a melhor razão para ter três filhos é acabar com o debate interminável a respeito de ter ou não um terceiro filho.

Príncipe George e Princesa Charlotte no Royal Tour na Polônia e Alemanha, em imagens
 
 
 

Christina Hopkinson

Justen Celulares