Rui Car
31/03/2024 14h20 - Atualizado em 31/03/2024 14h24

Como as diferentes religiões celebram a Páscoa?

Práticas podem ser diferentes em várias religiões, mas todas refletem e celebram a esperança e a fé durante a Páscoa

Assistência Familiar Alto Vale
Tumba de Jesus vazia (Foto: Direitos Reservados / Deposiphotos)

Tumba de Jesus vazia (Foto: Direitos Reservados / Deposiphotos)

Delta Ativa

A aproximação da Páscoa traz consigo uma variedade de tradições religiosas ao redor do mundo. Muitos se preparam para celebrar a data de maneiras diferentes e profundamente enraizadas nas suas crenças. Sendo assim, confira como é comemorado a Páscoa em diferentes religiões.

 

Foto: Reprodução

 

Embora amplamente associada ao Cristianismo, o dia também é um momento importante em várias outras religiões. Cada uma traz suas próprias práticas e significados únicos para as celebrações.

 

Enfim… como é comemorado a Páscoa em diferentes religiões?

 

Judaísmo

 

Na tradição judaica, a Páscoa é conhecida como Pessach. Ela comemora a libertação do povo de Israel do cativeiro no Egito e relembra a passagem do povo hebreu pelo Mar Vermelho.

 

A celebração inclui uma refeição cerimonial que destaca alimentos simbólicos, como o pão sem fermento, cordeiro assado e ervas amargas. Além disso, também é feito a leitura de textos religiosos que narram a história do livro Êxodo.

 

Cristianismo

 

Foto: Divulgação

 

No Cristianismo, as celebrações são parecidas tanto para os protestantes quanto para as católicos.

 

Vale ressaltar que os judeus comemoram a Páscoa antes dos cristãos, pois eles não acreditam em Jesus Cristo. Mas, para os cristãos, o feriado marca a ressureição de Cristo.

 

As celebrações incluem uma série de práticas religiosas e rituais que variam de acordo com as denominações.

 

É importante lembrar que é a festa mais importante para os cristãos, pois como está descrito na Bíblia, representa a vitória sobre a morte.

 

Islamismo

 
O Islamismo não celebra o feriado da mesma maneira que os cristãos – Foto: Reprodução/Favebook/Comunidade Islâmica de Florianópolis

Foto: Reprodução

 

O Islamismo não celebra o dia de forma semelhante das outras religiões, pois eles veem Jesus Cristo como um profeta de Deus.

 

Apesar disso, alguns mulçumanos, especialmente aqueles que vivem em regiões em áreas onde as comunidades cristãs são proeminentes, a Páscoa pode ser reconhecida e respeitada como uma ocasião de solidariedade e entendimento inter-religioso.

 

Espiritismo

 

O feriado é celebrada de uma maneira diferente no Espiritismo. Apesar de acreditarem em Jesus Cristo, os espíritas entendem que essas datas festivas (Natal e Páscoa) não devem ser comemorados.

 

Mas, eles usam o dia como um momento de reflexão sobre a imortalidade da alma e a busca da transformação interior rumo ao progresso espiritual.

 
Fonte: Lídia Gabriela / ND+
Justen Celulares