Rui Car
09/10/2017 11h37 - Atualizado em 09/10/2017 08h17

Como cuidar de dálias, begônias e gladíolos no inverno?

Deixe os tubérculos secando após removê-los do solo

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Em outubro, com o início do outono no hemisfério norte, aqueles que cultivam flores como dálias, begônias e gladíolos têm uma escolha a fazer: removê-las ou usar uma cobertura vegetal? Precaução ou dedos cruzados? Aplicar agora uma camada seca e grossa de cobertura vegetal pode ser suficiente para proteger as flores das geadas, formando uma cobertura impossível de penetrar. Por outro lado, ela também pode não ser aconchegante o suficiente, e neste caso a geada vai acabar com seus bulbos.

 

Para alguns, a decisão é tomada pela geografia: se o jardim está em região montanhosa na Escócia ou de frente para a praia na Cornualha, seu dono provavelmente já sabe o que deve fazer. No entanto, o restante das pessoas precisa descobrir, por tentativa e erro, se as condições locais permitem escolher o caminho mais fácil.

 

Para aqueles que não querem arriscar, e principalmente para os que vivem em áreas geladas e onde o solo não é muito bem drenado, o mais sensato é remover os bulbos, secá-los e armazená-los durante o inverno. O ideal é aguardar a ação da natureza para iniciar o processo, por isso recomendamos começar assim que a primeira geada chegar e escurecer as folhas.

 

Use um garfo de jardinagem para levantar gentilmente os bulbos e tubérculos do solo, corte os caules escurecidos deixando-os com cerca de 5 centímetros, e balance para retirar o excesso de terra. O melhor mesmo é lavá-los com uma mangueira ou mergulhá-los numa bacia com água e escová-los, cuidando para remover pequenas lesmas.

 

Deixe secar por alguns dias e armazene-os em um local escuro, fresco e protegido do frio do inverno.

 

Suas flores estarão a salvo, mesmo no mais frio dos invernos das montanhas escocesas, e prontas para começar a crescer novamente no ano seguinte.

 

 

Lia Leendertz

Justen Celulares