Rui Car
03/08/2017 08h11

Companheiro e dócil, labrador é a raça ideal para a família

A boa fama não é em vão

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Fofos, carismáticos e inteligentes: não é à toa que os labradores viraram adjetivo para qualificar pessoas bacanas – quem não se lembra do ex-tenista Guga, apelidado de “labrador humano” durante a Olimpíada do Rio de Janeiro?

 

A boa fama não é em vão: eles fazem parte do nosso imaginário há anos. Seja em filmes fofinhos como “Marley e Eu”, seja ao lado de deficientes visuais, a raça originária do Canadá costuma arrancar sorrisos por onde passa.

 

“O labrador é um cão de excelente convivência, muito dócil e confiável, muito apegado às pessoas, por isso é chamado cão de família”,  explica Renata Rodrigues, do canil Summer Storm Kennel Labradores. Graças à boa reputação, é a quinta raça mais popular no Brasil, ficando atrás apenas dos SRD’s, yorkshire, poodle e maltês.

 

De bom temperamento, é um cão que se adapta a qualquer perfil familiar. “É raça que cativa muito as crianças e é ideal para idosos, uma vez que tem uma função de estar ao lado da pessoa”, avalia o criador Kildare C. Cunha, do canil Mônaco Labrador. O padrão da raça é pelo curto nas cores amarelo, preto e chocolate.

 

Para evitar que sua vida vire um remake de “Marley e Eu”, é necessário observar alguns detalhes no momento de escolher o seu companheiro. “O criador deve orientar o comprador quanto a escolha do filhote, pois na ninhada cada bebê tem sua personalidade”, afirma Renata.

O custo mensal de um labrador gira em torno de R$ 200,00, o correspondente a um fardo de ração premium. (Foto: chiemsee/Pixabay — Creative Commons)
 
 

Pra quem o labrador é recomendado?

Fuja da raça se você é do tipo de pessoa que prefere longas maratonas na Netflix em detrimento de um bom passeio ao ar livre.  Segundo Cunha, o labrador “é um cão que precisa estar sempre em atividade, ele gosta muito de participar da rotina da família”.  Criado para caçar e acompanhar pescadores, ele também ama nadar.

 

O custo mensal de um labrador gira em torno de R$ 200,00, o correspondente a um fardo de ração premium. “É um cão bem rústico e os banhos podem ser dados em casa. Fora isso, o tutor precisa se preocupar com uma alimentação de qualidade, escovações regulares e fazer a limpeza semanal das orelhas”, orienta Renata.

 

Assim como os demais cães, é recomendada a extração anual de tártaro, vermifugação a cada 90 dias e a vacinação anual. Quem deseja ter um labrador precisa ter a ciência de que o cão vive entre 12 e 13 anos e ficar atento à sua saúde, já que a raça tem propensão à obesidade.

 

Outra doença comum é a displasia do quadril e de cotovelo (desenvolvimento anormal das articulações e ossos), que causa dor e prejudica os movimentos. “Ao escolher o canil, o tutor deve ficar atento se o local faz controle de displasia”,  sugere Renata. O outro componente fundamental para a saúde do cão é grátis: muito amor.

Justen Celulares