Rui Car
19/09/2017 17h10 - Atualizado em 19/09/2017 13h46

Conheça alguns alimentos que podem causar o refluxo

Veja também como tratar de forma natural

Assistência Familiar Alto Vale
Adilson Barroso - Ambientalista

Adilson Barroso - Ambientalista

Delta Ativa

refluxo ácido é um sintoma incômodo que se apresenta por um mal funcionamento do esfíncter esofágico inferior, cuja função principal é manter o bolo alimentar e suco gástrico no estômago.

 

É um problema caracterizado por uma sensação de queimação na altura do esterno, quase sempre acompanhada por secura na garganta e acidez.
Às vezes, é tão forte que muitas pessoas confundem o problema com a dor causada por um infarto do miocárdio, o que gera centenas consultas de urgência ao médico.

 

Seu aparecimento pode se dar por algum tipo de anomalia do esôfago, ou por problemas digestivos que aumentam a produção de ácidos no estômago. No entanto, a maioria dos casos tem a ver com hábitos alimentares, pois algumas refeições copiosas e apimentadas alteram o pH digestivo e aumentam a acidez.

 

Chocolate

Ainda que o chocolate tenha se tornado bastante popular por seu alto teor de antioxidantes, seu consumo excessivo pode desencadear o refluxo gástrico. Isso porque possui um alto teor de gorduras e estimulantes, como a cafeína e a teobromina, todos relacionados com o aumento da acidez no sistema digestivo.

 

Condimentos picantes

Os condimentos picantes dão um toque muito especial aos pratos e alguns têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
O problema é que podem ser agressivos para o sistema digestivo, sobretudo quando combinados a outros alimentos irritantes.
Entre os alimentos e condimentos que podem ser prejudiciais quando ocorrem constantes episódios de refluxo estão:

 

  • Molhos picantes
  • Curry
  • Chilli
  • Cominho
  • pimenta

 

Café

Para um grande número de pessoas, o café não pode faltar em seu dia a dia. Seu poder energético, além de seus antioxidantes, o tornam uma grande opção para começar uma longa jornada de trabalho. No entanto, por ser uma das principais fontes de cafeína, quem tende a sofrer de refluxo deve evitá-lo. Essa substância estimulante enfraquece as válvulas que mantêm os sucos ácidos no estômago, o que facilita seu retorno para o esôfago e à boca.

 

Embutidos e enlatados

Tanto as carnes embutidas quando enlatados estão repletos de substâncias artificiais que, ainda que permitam conservá-los frescos, geram um excesso de acidez no sangue e no estômago. Esse tipo de alimento se caracteriza por seu alto teor de gordura e farinhas, que afetam a saúde estomacal e o bom funcionamento do metabolismo. Consumi-las regularmente pode causar o aparecimento de transtornos como obesidade e altos níveis de colesterol e açúcar.

 

Refrigerantes

O consumo habitual de refrigerantes pode causar uma série de reações negativas no organismo, que se veem refletidas em vários aspectos da saúde.
Os refrigerantes, sobretudo os de cola, contêm altos níveis de cafeína e, portanto, têm efeitos similares aos do café. Por outro lado, os gases aumentam a pressão no estômago, o que origina uma resposta ácida em seu ambiente.

 

Veja como tratar o refluxo naturalmente:

Vinagre de maçã

Como mencionamos anteriormente, o refluxo ácido é causado quando há pouco ácido no estômago. Para melhorar essa condição é possível consumir uma colher de sopa de vinagre de sidra de maçã cru e sem filtrar, misturado em um copo grande de água. O vinagre de maçã ajudará a melhorar o teor de ácido no estômago.

 

Bicarbonato de sódio

As propriedades do bicarbonato de sódio ajudam a neutralizar os ácidos do estômago, principalmente quando existe essa sensação de queimação causada pelo refluxo ácido. Para isso basta dissolver meia colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo com água e beber. Consumi-lo de forma natural, com frequência, não é recomendável, porém não há problema em bebê-lo caso a dor seja insuportável.

 

Suco de babosa remédio natural para refluxo:

O suco de babosa tem propriedades que ajudam a reduzir inflamações estomacais, o que pode contribuir para o alívio dos sintomas do refluxo ácido.O recomendado é tomar ½ xícara de suco de babosa antes de cada refeição. Mas é muito importante que fique claro que o suco tem um efeito laxante, por isso não se deve exceder no consumo.

 

Betaína

Outra boa opção para tratar esse problema é tomar um suplemento de clorídrico de betaína, que pode ser comprado em lojas de produtos naturais e sem receita. Consome-se a quantidade necessárias para aliviar a sensação de ardor e posteriormente diminui-se o consumo a apenas uma cápsula.

 

Outras dicas

  • Para combater a acidez e a indigestão ácida é importante restaurar o equilíbrio e funcionamento natural gástrico. Para isso é importante comer muito vegetal e outros alimentos de alta qualidade, preferencialmente orgânicos.
  • Consuma regularmente alimentos fermentados para povoar o estômago de bactérias benéficas. Isso ajuda a equilibrar a flora intestinal, o que combaterá naturalmente as bactérias ruins.
Justen Celulares